Brasileirão
Palmeiras e Fluminense empatam em jogo tenso no Allianz Parque
Dudu e Germán Cano marcaram na segunda etapa
Palmeiras e Fluminense protagonizaram um jogo movimentado e nervoso neste domingo (8), no Allianz Parque. Com gols de Dudu e Germán Cano, as equipes empataram em 1 a 1 pela quinta rodada e perderam posições na classificação do Campeonato Brasileiro.
O time da casa esboçou uma pressão e chegou com perigo logo no primeiro minuto. O goleiro Fábio saiu mal para cortar a bola e acabou perdendo a posse para Rony. Sem ângulo, ele chutou cruzado e Wesley quase empurrou para o gol vazio.
Depois do susto inicial, o Fluminense adiantou um pouco as linhas e afastou o Palmeiras de sua área. Ao longo dos primeiros 10 minutos, o jogo se tornou um grande perde e ganha na zona central do gramado, com passes errados e alguns desarmes de ambos os lados.
Foi o Fluminense quem quase abriu o placar aos 16 minutos. Em jogada ensaiada, mostrando o dedo do técnico Fernando Diniz, Ganso bateu escanteio rasteiro na entrada da área, Samuel Xavier fez bonito corta-luz e Nathan, livre, soltou a bomba para ótima defesa de Weverton.
O lance trouxe uma baixa importante para o Tricolor. Na cobrança do tiro de canto, Ganso sentiu um problema muscular e acabou substituído. Em seu lugar, entrou o volante Nonato - o que mudaria as características do time em campo, perdendo em armação e criatividade.
O Palmeiras teve grande oportunidade aos 19. Rony foi lançado na área, passou pelas costas da zaga e saiu na cara do goleiro Fábi, sendo derrubado. A bola sobrou para Wesley, que, pressionado pela marcação, mandou na rede pelo lado de fora. O juiz e o VAR não enxergaram pênalti no lance.
Com muitas divididas firmes, o jogo ganhou em tensão e ficou mais pegado, com muitas reclamações dos dois times sobre a arbitragem. Aos 27, Raphael Veiga foi derrubado e Savio Pereira Sampaio mandou seguir. Na sequência, Wesley deixou o pé em Yago Felipe, iniciando confusão generalizada no gramado.
O Alviverde passou a pressionar a saída de bola, dificultando o início das jogadas do Fluminense e forçando passes errados e chutões. O jogo ganhou em velocidade e intensidade, com os dois times pressionando na marcação e também tentando chegar com mais peças no campo de ataque.
Aos 35, mais uma chance criada pelos donos da casa. Após rodar a bola no entorno da área, Wesley recebeu na esquerda, cortou para dentro e cruzou. Rony se antecipou à marcação e deu um peixinho para cabecear no canto, mas Fábio segurou com tranquilidade.
O Palmeiras dominava as ações e a posse de bola, mas não conseguia furar a retranca montada pelo Fluminense - que passou a focar mais no sistema defensivo, investindo nos contragolpes. Até então, Raphael Veiga e Dudu, destaques do Alviverde, faziam atuação discreta.
O primeiro tempo chegou ao fim com o placar em branco. O Palmeiras teve as melhores chances e o Fluminense também ameaçou, mas caiu de produção com a saída de Ganso por lesão muscular. Abel Ferreira e Fernando Diniz tinham a missão de voltar com novas armas para a segunda etapa.
Segundo tempo
A etapa complementar começou da mesma forma. Jogo truncado, com muitas faltas e irritação dos dois times diante de um jogo muito picado e com várias paralisações por parte da arbitragem.
A primeira chance do segundo tempo aconteceu aos 6 minutos. Em contra-ataque muito rápido do Fluminense, Pineida recebeu na ponta esquerda e cruzou. Ela correu toda a extensão da área até chegar em Luiz Henrique, que tocou na saída do goleiro - mas Gustavo Gómez cortou quase em cima da linha.
O Flu aproveitou o bom momento. Aos 7, após troca de passes no campo de ataque, Germán Cano recebeu na intermediária e mandou a bomba cruzada. Ela passou por Weverton e saiu tirando tinta da trave direita da meta palmeirense.
O Palmeiras não conseguia se encontrar e o Tricolor aproveitava. Aos 9, em mais uma jogada com Pineida na esquerda, o cruzamento rasteiro saiu, Luiz Henrique fez o corta-luz e a bola chegou para Cano. O centroavante ajeitou para Nonato, que chutou de primeira da entrada da área e mandou por cima do gol.
O jogo era tão tenso que até os dois bancos de reserva discutiam na beira do campo. O técnico Fernando Diniz trocou xingamentos com um dos assistentes do técnico Abel Ferreira e os dois foram punidos com o cartão amarelo. Foi o quarto árbitro quem dedurou a troca de farpas.
Os mandantes conseguiram voltar para o jogo e controlar a posse de bola no campo de ataque, mas ainda com muita dificuldade de furar o bloqueio armado pelo Tricolor. Com duas linhas de quatro bastante compactas e próximas à área de Fábio, os visitantes não davam espaços para infiltrações e triangulações.
A grande chance veio aos 20. O Fluminense vacilou e o Palmeiras bateu o lateral rápido, deixando o ataque em situação de dois contra um. Rony cruzou da esquerda e Dudu, completamente livre na marca do pênalti, finalizou de primeira para grande defesa do goleiro Fábio.
O lance animou o Alviverde, que partiu para cima. Zé Rafael desarmou no meio e armou a jogada abrindo para Dudu no lado direito. Ele partiu para o lance individual e deixou Pineida para trás, cortando para dentro. Na diagonal da área, bateu de canhota com efeito e quase acertou o ângulo.
A 20 minutos do fim, Abel Ferreira promoveu duas alterações para deixar o time mais ofensivo. Gustavo Scarpa e Rafael Navarro entraram nos lugares de Danilo e Wesley. Novamente, as duas comissões técnicas trocavam xingamentos na beira do campo.
Foi aí que o Palmeiras abriu o placar. Aos 26, Scarpa recebeu na direita e cruzou no meio na área. Rony desviou de leve no primeiro pau e a bola correu toda a área até chegar em Dudu, colado na segunda trave. Ele só empurrou para a rede e saiu para o abraço com os companheiros.
Dudu; Palmeiras 1x0 Fluminense
— Diário de torcedor (@diariotorcidas) May 8, 2022
pic.twitter.com/zhxj2qTOzy
O Palmeiras seguiu no campo de ataque, mas foi o Fluminense que surpreendeu aos 37. Em contra-ataque puxado por Caio Paulista pelo lado direito, o cruzamento chegou perfeito para Germán Cano, livre no segundo pau, deslocar Weverton e empatar o jogo.
Germán Cano: Palmeiras 1x1 Fluminense
— Diário de torcedor (@diariotorcidas) May 8, 2022
FAZ O L
pic.twitter.com/egJxrfP2Z9
Antes com o resultado na mão, o Palmeiras agora tinha menos de 10 minutos para correr atrás de outro gol - o que daria espaços para o Fluminense contragolpear. O jogo ganhava em emoção na reta final na briga pelos três pontos.
Em pelo menos três bolas cruzadas por Gustavo Scarpa, o Alviverde esteve perto de marcar o gol da vitória. Na última, aos 45, Raphael Veiga pegou de primeira na entrada da área e quase marcou um golaço, mandando por cima do travessão de Fábio.
Aos 48, Scarpa, muito acionado pelo lado direito, cruzou mais uma para a confusão. Rony se jogou na bola e cabeceou, mas a finalização saiu fraca e parou nas mãos de Fábio. Foi o último lance de perigo da partida, encerrada aos 51 minutos pelo árbitro Savio Pereira Sampaio.
Com o empate, o Palmeiras caiu para o 13º lugar, com seis pontos em cinco partidas. Já o Tricolor desceu ao 15º lugar, com cinco pontos em cinco rodadas. Na próxima rodada, o Alviverde recebe o Red Bull Bragantino, enquanto o Fluminense enfrenta o Athletico-PR em Volta Redonda - ambos no sábado (14).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!