Logo Enfoco


    Botafogo

    Nova era: Botafogo anuncia a contratação do técnico Luís Castro

    Português chega para comandar reestruturação do Alvinegro

    Publicado 25/03/2022 às 18:59 | Autor: Pedro Chilingue
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Luís Castro aceitou o projeto proposto por John Textor e é o primeiro nome de impacto no Alvinegro.
    Luís Castro aceitou o projeto proposto por John Textor e é o primeiro nome de impacto no Alvinegro. |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

    O Botafogo anunciou nesta sexta-feira (25) a contratação do técnico Luís Castro. Ele estava no Al-Duhail, do Catar, onde foi vice-campeão da Q-League e campeão da Copa do Emir. O contrato terá duração inicial de 18 meses e o português terá papel fundamental na reestruturação do futebol do Alvinegro.

    Nome preferido de John Textor, Castro foi um dos pilares da reviravolta na história do Porto, de Portugal, na década de 2000. Ele tem o perfil de trabalho desejado pelo investidor americano: mudança de mentalidade, revitalização das categorias de base, investimento em revelação de novos talentos, lucro a partir da venda de jovens e competitividade a nível nacional.

    Os valores são expressivos. O Botafogo pagará ao treinador e sua comissão técnica cerca de 3,5 milhões de euros (pouco mais de R$20 milhões). O valor é equivalente a cerca de R$1,5 milhão por mês. No clube, Luís deve ter função bem mais importante que a de um simples técnico, reformulando todo o departamento de futebol a partir da integração de novos reforços com as categorias de base.

    Castro foi campeão ucraniano em 2019/2020 pelo Shakhtar Donetsk e venceu a Liga Portugal 2 (a Série B lusitana) em 2015/2016 com o Porto B. No clube, ele também foi diretor técnico das categorias de base, reunindo profissionais e promessas no mesmo local de treinamento - além de implementar uma filosofia única de jogo.

    As mudanças promovidas por ele a partir de 2006 fizeram o Porto saltar de patamar, equiparando-se aos rivais Benfica e Sporting e lucrando bastante com a venda de jovens promessas - além de utilizar muitas revelações na equipe principal. Este é o principal objetivo de John Textor, criando uma rede mundial de formação e venda de novos talentos.

    Apesar do foco nas divisões de base, o técnico Luís Castro receberá alguns reforços experientes para qualificar o elenco. Até agora, o zagueiro Philipe Sampaio, o meia Lucas Piazon e o lateral-direito Renzo Saravia são os nomes anunciados de forma oficial.

    Os volantes Patrick de Paula e Luís Oyama também já foram confirmados, enquanto o atacante Victor Sá está a uma assinatura de ser o próximo contratado. O objetivo inicial em 2022 é ficar na metade superior da tabela do Campeonato Brasileiro. Em 2023, a expectativa é por maiores investimentos, visando disputar títulos.

    Deboche com a imprensa

    Antes de anunciar Luís Castro, o Alvinegro postou um vídeo citando "forças externas".  A zoeira foi uma referência direta a uma reportagem do Lance! que afirmava que o treinador não fechou com o Corinthians devido a forças externas na negociação - enquanto, na verdade, o plano A do Mister era aceitar o projeto de John Textor.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Terror dos motoristas de aplicativo é preso no Rio

    Próximo artigo
    >

    Tudo o que você precisa saber pra dormir bem informado

    Relacionados em Esportes