Botafogo
Na madrugada, John Textor anuncia 'revolução' no Botafogo e mapeia treinadores
Investidor alvinegro começou a implementar suas ideias no clube
Poucas horas depois da derrota de virada diante do Fluminense, por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, já na madrugada desta sexta-feira (11), o investidor americano John Textor anunciou as primeiras mudanças no organograma do Botafogo. Após adquirir 90% da Sociedade Anônima do clube, o bilionário começa a colocar em prática o seu método de trabalho.
Contratações
Textor anunciou as chegadas de André Mazzuco, novo executivo de futebol do clube, e Alessandro Brito, novo analista de mercado. Os dois nomes são apenas o início da profunda reformulação pela qual passará o departamento de futebol do Alvinegro.
Please welcome to @Botafogo André Mazzuco (formerly Santos, Cruzeiro, Vasco, and Paraná) as our new Executive Director of Football, joined by his close friend Alessandro Brito (formerly of Atlético-MG) as Head of Scouting, Intelligence and Analysis. Two great men, ready to work!
— John Textor (@JohnTextor) February 11, 2022
Mazzuco acumula passagens por Vasco, Santos e Cruzeiro. Já Alessandro ocupava cargo de chefia no setor de análise de desempenho do Atlético-MG, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil. A contratação, inclusive, foi bastante exaltada por John.
"Brito montou o melhor time do Brasil na última temporada. Ele tem compreensão dos jogadores de que precisamos e tem acesso a eles. É um grande feito tirá-lo do Atlético-MG. Espero que os torcedores reconheçam isso", disse ao Globo Esporte.
Novo cenário para Freeland
O atual diretor de futebol do Botafogo, Eduardo Freeland, será remanejado dentro da estrutura do clube. A tendência é que ele assuma alguma função relacionada às categorias de base, na qual ele tem experiência e se destacou - tanto no Botafogo quanto em outros clubes.
I am pleased to announce: Eduardo Freeland has accepted a new position in senior management, working directly with me to develop state-of-the-art Academy facilities for @Botafogo. He will join me in London next week with President Durcesio as we kick-off this Glorious project!
— John Textor (@JohnTextor) February 11, 2022
A novidade também foi revelada pelas redes sociais de John Textor. Ele será peça importante na criação da sonhada "academia de última geração" para desenvolvimento de jovens jogadores. O americano revelou, inclusive, que Freeland viajará com ele para Londres - assim como o presidente do clube, Durcésio de Mello - onde conhecerão a estrutura do Crystal Palace, outro clube de Textor.
Novo técnico
Quem não deve continuar no Botafogo é o treinador Enderson Moreira. As declarações do comandante na coletiva pós-jogo da primeira rodada do Campeonato Carioca, quando reclamou do momento de transição e da falta de reforços, desagradou o investidor - que já não o considerava o nome ideal para o novo projeto do Alvinegro.
Alguns nomes vêm sendo estudados e Textor tem preferência por estrangeiros - sobretudo portugueses, devido à facilidade da língua. Os principais alvos do clube são Luís Castro, do Al-Duhail, e António Oliveira, do Benfica B. O primeiro nome também está na mira do Corinthians, enquanto o segundo tem passagem pelo Athletico-PR.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!