The Best
Messi é eleito o melhor jogador do mundo pela sétima vez
Prêmio foi entregue numa cerimônia da Fifa, em Paris, na França
Pela sétima vez, o argentino Lionel Messi é eleito o melhor jogador do mundo e se isola como o maior vencedor da história. O prêmio 'The Best' foi entregue pela Fifa nesta segunda-feira (27), em cerimônia realizada em Paris, na França.
Um fato que ajudou o craque do PSG a conquistar mais um prêmio foi o peso de ter ganho a Copa do Mundo do Catar, em 2022, com a Argentina, após 36 anos do último título. Além disso, ele terminou o torneio como vice-artilheiro com 7 gols marcados e também como melhor jogador.
Único brasileiro a concorrer um prêmio, o atacante Richarlison, do Tottenham, da Inglaterra, era um dos finalistas ao Prêmio Puskás - dedicado ao gol mais bonito da temporada - ao marcar um golaço de voleio na estreia da Seleção Brasileira na Copa do ano passado, na vitória por 2 a 0 contra a Sérvia. Porém o camisa 9 não levou o troféu para casa, que ficou com o polonês Marcin Oleksy, que tem a perna esquerda amputada.
Além da premiação de melhor do mundo e do gol mais bonito da temporada, foram coroados também: melhor jogadora do mundo, melhor treinador do futebol masculino, melhor treinador do futebol feminino, melhor goleiro e goleira do mundo e os prêmios Fifa Fan Award - dado a um torcedor ou grupo de fãs e Fifa Fair Play - premia o espírito esportivo de um atleta ou clube.
Homenagem a Pelé
A cerimônia ficou marcada também pela homenagem ao Rei do Futebol, Pelé, que faleceu no final do ano passado, em decorrência de um câncer no cólon e falência múltipla dos órgãos, aos 82 anos.
Logo na abertura da cerimônia, Ronaldo Fenômeno foi convidado à subir no palco e relembrou momentos com Pelé, além de exaltar a importância do Rei no combate ao racismo.
"Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que ser viu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Eu também lembro dele como um amigo querido. O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que era hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito", discursou Ronaldo.
Imagens e vídeos de Pelé na época em que atuava foram exibidos para todos os presentes no telão. Momentos como os títulos da Copa de 1958, 1962 e 1970 também foram lembrados. Em seguida, Márcia Aoki, viúva do ex-jogador, recebeu um troféu da Fifa em tributo ao Rei do futebol, entregue pelas mãos de Ronaldo Fenômeno.
Outro que falou sobre Pelé, foi Jairzinho. O 'Furacão' da Copa de 70 exaltou as qualidades do ex-companheiro e amigo. "Em 1970, foi um momento especialíssimo, como um homem que sempre foi. O Pelé era o espelho de todas as condições que um atleta tem que desenvolver"
Resultados da premiação
Melhor jogador do mundo:
- Lionel Messi
Melhor jogadora do mundo:
- Alexia Putellas
Melhor treinador no futebol masculino:
- Lionel Scaloni
Melhor treinadora no futebol feminino:
- Sarina Wiegman
Melhor goleiro do mundo:
- Emiliano Martínez
Melhor goleira do mundo:
- Mary Earps
Prêmio Puskás:
- Marcin Oleksy
Fifa Fan Award:
- Torcida da Argentina
Fifa Fair Play
- Luka Lochoshvili
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!