Esportes
Lionel Messi recebe sua sétima Bola de Ouro; Neymar não fica nem no top 10
A revista France Football divulgou nesta segunda-feira (29) a classificação final dos 30 melhores jogadores da temporada. O argentino Lionel Messi ficou em primeiro lugar pela sétima vez, enquanto Neymar, único brasileiro da lista, ficou com uma modesta 16ª posição.
O camisa 30 do Paris Saint-Germain recebeu o prêmio após vencer a Copa América diante do Brasil em pleno Maracanã. Ele se igualou a ninguém menos que o Rei Pelé no número de conquistas - ambos foram premiados a nível mundial por sete vezes.
Em cerimônia realizada no Théâtre du Chatelet, em Paris, o argentino superou os também favoritos Robert Lewandowski, do Bayern de Munique e da Seleção da Polônia, e Jorginho, do Chelsea e da Itália. Pelo Barcelona, Messi venceu o prêmio em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Já Pelé foi vencedor em 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.
O prêmio é decidido através dos votos de jornalistas selecionados. Cada um elege o seu top 5; A pontuação para o primeiro colocado é de 10 pontos e vai caindo a cada posição: sete para o segundo lugar, cinco para o terceiro, três para o quarto, e um para o quinto.
Colocações
De forma antecipada, a France Football anunciou os jogadores que ficaram entre o 30º e o 10º lugares, deixando o top 10 para a cerimônia - que teve início às 16h30.
- 29º: Azpilicueta (Espanha e Chelsea)
- 29º: Modric (Croácia e Real Madrid)
- 26º: Barella (Itália e Inter de Milão)
- 26º: Rúben Dias (Portugal e Manchester City)
- 26º: Gerard Moreno (Espanha e Villarreal)
- 25º: Foden (Inglaterra e Manchester City)
- 24º: Pedri (Espanha e Barcelona)
- 23º: Kane (Inglaterra e Tottenham)
- 21º: Lautaro Martínez (Argentina e Inter de Milão)
- 21º: Bruno Fernandes (Portugal e Manchester United)
- 20º: Mahrez (Argélia e Manchester City)
- 19º: Mason Mount (Inglaterra e Chelsea)
- 18º: Kjaer (Dinamarca e Milan)
- 17º: Luis Suárez (Uruguai e Atlético de Madrid)
- 16º: Neymar (Brasil e PSG)
- 15º: Sterling (Inglaterra e Manchester City)
- 14º: Bonucci (Itália e Juventus)
- 13º: Chiellini (Itália e Juventus)
- 12º: Lukaku (Bélgica e Chelsea)
- 11º: Haaland (Noruega e Borussia Dortmund)
- 10º: Donnarumma (Itália e Man
- 9º: Kylian Mbappé (França e PSG)
- 8º: Kevin de Bruyne (Bélgica e Manchester City
- 7º: Mohamed Salah (Egito e Liverpool)
- 6º: Cristiano Ronaldo (Portugal e Manchester United
- 5º: Ngolo Kanté (França e Chelsea)
- 4º: Karim Benzema (França e Real Madrid)
- 3º: Jorginho (Itália e Chelsea)
- 2º: Robert Lewandowski (Polônia e Bayern de Munique)
- 1º: Lionel Messi (Argentina e PSG)
Golden Boy
O prêmio Kopa, de melhor jogador do mundo Sub-21, ficou para Pedri, meia do Barcelona e da Seleção da Espanha. Ele já havia recebido o troféu na última temporada. A vantagem expressiva na quantidade de votos em relação aos outros concorrentes no ano passado já o mostrava como franco favorito.
Melhor jogadora
A favorita Alexia Putellas ficou com a Bola de Ouro feminina. A jogadora do Barcelona foi campeã da Champions League Feminina, do Campeonato Espanhol e da Copa da Rainha com a equipe espanhola. Emocionada, ela agradeceu pelo oportunidade e pelo espaço dado ao futebol feminino.
Já de volta à plateia, ela foi surpreendida por um vídeo de homenagem feito com entrevistas de seus pais e sua irmã. Além de Putellas, Jenniffer Hermoso (Barcelona), a australiana Sam Kerr (Chelsea) e as holandesas Lieke Martens (Barcelona) e Vivianne Miedema (Arsenal) completaram o top 5.
Melhor goleiro
Donnarumma subiu ao palco mais uma vez, desta vez para receber o Troféu Yashin, prêmio de melhor goleiro Ele superou Mendy, do Chelsea. No futebol feminino, o prêmio ficou com
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!