Logo Enfoco


    Declaração

    Jornalista se desculpa com Vini Jr, mas defende expressão espanhola

    Jogador também sofreu ataques de torcida rival durante partida

    Publicado 19/09/2022 às 16:03 | Autor: Manuela Carvalho
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Vinicius Jr. respondeu às ofensas publicando uma foto nas redes sociais com a legenda: 'dance onde quiser'
    Vinicius Jr. respondeu às ofensas publicando uma foto nas redes sociais com a legenda: 'dance onde quiser' |  Foto: Redes sociais

    Os apresentadores do 'El Chiringuito', da TV espanhola Meta, pediram desculpas a Vinícius Júnior na noite deste domingo (18) após a repercussão das falas racistas contra o jogador durante o programa. Contudo, o jornalista Josep Pedrerol, um dos apresentadores, afirmou que a fala do empresário Pedro Bravo, que comparou suas danças com 'macaquices', não é racista e que ele apenas utilizou uma 'expressão' do país.

    O pronunciamento aconteceu durante a vitória do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid, por 2 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Pedrerol leu um texto no qual afirma que a expressão 'brincar de macaco' é popular na Espanha, mas com outros sentidos.

    Leia+: Racismo contra Vini Jr não é novidade, relembre casos no futebol

    Leia+: Neymar defende Vini Jr após jogador ser alvo de comentário racista

    "Quero deixar um recado para todos os brasileiros. A expressão 'fazer macaquice' na Espanha é uma expressão para 'fazer papel de bobo'. Não é racista. Mas na tradução foi mal interpretada. Um forte abraço e continue a dança", disse o apresentador.

    O caso aconteceu alguns dias antes da partida entre os times. O empresário Pedro Bravo disse que Vinicius devia 'deixar de fazer macaquice' ao comemorar o gol, afirmando que o jogador tinha que respeitar o rival e finalizando dizendo 'se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil'.

    Pedro usou sua conta no Twitter para justificar o uso da expressão. Ele utilizou o mesmo argumento do exposto por Josep Pedrerol.

    Atos racistas antes de partida

    Pouco antes da partida entre o time de Vinicius Junior, Real Madrid, e o Atlético de Madrid, que aconteceu neste domingo, torcedores do Atlético de Madrid mostraram que os espanhóis podem demonstrar covardemente atos de racismo.

    Isso porque em torno do estádio, os apoiadores do clube espanhol puxaram um coro de 'É um macaco, Vinicius é um macaco', antes do duelo.

      

    A atitude dos torcedores veio logo após o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, afirmar que não conseguia ver 'essa forma de racismo na Espanha', em relação as ofensas no qual o jogador brasileiro foi alvo durante a semana.

    Nas redes sociais, Vinicíus Jr. publicou uma foto com a legenda 'dance onde quiser', em respostas aos recentes casos emblemáticos.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Jornalistas brasileiros da BBC são hostilizados em Londres

    Próximo artigo
    >

    Suspeito morre após confronto com a polícia na Região dos Lagos

    Relacionados em Esportes