Campeonato Carioca
Jogador irregular pode deixar equipe do Carioca com pontuação negativa
Volante tinha punição a cumprir referente a 2021
Surgiu o primeiro caso de "tapetão" do Campeonato Carioca de 2022. Um jogador do Boavista teria descumprido uma punição imposta pelo Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro após expulsão ainda na edição de 2021 do Estadual.
O meia Ryan Guilherme recebeu o cartão vermelho direto na partida entre Portuguesa e Boavista, em 24 de abril de 2021, válida pela última rodada da fase de grupos. Na vitória da Lusa por 4 a 2, houve um princípio de confusão e o árbitro acabou expulsando um jogador de cada lado.
Em julgamento posterior, realizado em 24 de maio, a 5ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ julgou e suspendeu Ryan em cinco jogos. Com o fim do Estadual, ele não chegou a disputar a Copa Rio e foi contratado pelo Fortaleza em julho - onde integrou a equipe Sub-20.
Após atuar pouco pelo Leão do Pici, Ryan foi emprestado de volta ao Boavista para a disputa do Campeonato Carioca desta temporada. Ele ficou de fora da estreia, diante do Botafogo, mas ficou no banco já no segundo confronto, contra o Vasco, entrando na segunda etapa.
Ryan também entrou como suplente na partida diante do Flamengo, na terceira rodada. Depois disso, segundo a jornalista Elise Duque, Madureira e Bangu protocolaram uma Notícia de Infração junto à Procuradoria do TJD-RJ por escalação irregular. A partir da quarta rodada, Ryan já não foi mais relacionado.
Punição
De acordo com o Regulamento Geral de Competições - e com o histórico recente de punições - o Boavista perderia três pontos por partida disputada pelo jogador irregular e mais os pontos que ganhou nestes confrontos. Desta forma, como o clube empatou com o Vasco e perdeu para o Flamengo, perderia sete pontos.
Com a punição, o Boavista assumiria a lanterna do Campeonato Carioca, caindo para -2 pontos. O último colocado da competição, hoje, é o Nova Iguaçu, com apenas um ponto conquistado. Vale lembrar que apenas uma equipe é rebaixada à Série A2 do Estadual.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!