Copa
Inglaterra e EUA avançam no Grupo B; Gales e Irã voltam para casa
Classificados da chave enfrentam Holanda e Senegal no mata-mata
A Inglaterra confirmou sua superioridade na rivalidade local e bateu País de Gales por 3 a 0 nesta terça-feira (29), no Estádio Ahmad bin Ali. Rashford (2) e Foden marcaram os gols. A equipe de Southgate garantiu a liderança do Grupo B da Copa do Mundo do Catar e avança às oitavas de final junto dos Estados Unidos.
As duas equipes começaram a partida em situações opostas, com os ingleses na liderança e os galeses na lanterna. No entanto, como ambos podiam se classificar, a expectativa era por um jogo movimentado - o que, de fato, prometia ser já nos primeiros minutos.
A Inglaterra teve a primeira chance de marcar. Aos 9 minutos, Rashford recebeu belo lançamento de Harry Kane pelo miolo da zaga e saiu cara a cara com o goleiro Ward, que saiu bem e bloqueou a finalização. Gales dava a posse para a Inglaterra, mas não conseguia encaixar os contragolpes.
Os ingleses possuíam um jogo mais concreto, com boas trocas de passe e domínio na posse de bola. Já os galeses, além de passarem bem menos tempo com a bola, abusavam dos erros de passe - passando muito pouco da linha de meio-campo.
Diante da antiga rivalidade, o jogo também era pegado e com muitas faltas - algumas um pouco mais fortes. A Inglaterra aproveitava todas as bolas paradas no último terço para tentar cruzamentos à área explorando seu forte jogo aéreo, mas até então sem sucesso.
O gol quase saiu aos 37. E seria um golaço. Após linda troca de passes, sendo dois de calcanhar, envolvendo a defesa galesa e furando a retranca ao gerar espaços, Phil Foden soltou a bomba de canhota da entrada da área e mandou por cima do gol, tirando tinta do travessão.
Na sequência, aos 38, Walker tentou o cruzamento na área, a bola desviou na zaga e ficou à feição para uma bicicleta de Rashford. Ele finalizou com classe, mas mandou à direita do gol de Ward. Pressão consolidada dos ingleses, mas ainda sem conseguir gerar trabalho para o goleiro.
A Inglaterra somou quase 75% de posse de bola na primeira etapa. Foram 8 finalizações, sendo apenas duas na direção do gol. Já Gales deu apenas dois chutes, sendo ambos para fora. O domínio inglês era amplo, mas sem traduzir em gols e chances muito perigosas.
Segundo tempo
A falta de pontaria do primeiro tempo aparentemente foi contornada no intervalo. Logo no início da etapa complementar, aos 4 minutos, Rashford cobrou falta da entrada da área e acertou na gaveta, sem chances para o goleiro Ward.
Um GOLAÇO de falta de Marcus Rashford abriu o placar para a Inglaterra no clássico contra o País de Gales! #WAL #ENG pic.twitter.com/yWVCEJyYWq
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 29, 2022
O gol abriu a porteira. Apenas dois minutos depois, aos 6, País de Gales vacilou na saída de bola e foi desarmado pelo ataque inglês. Rashford desviou no desarme, a bola sobrou para Harry Kane e o centroavante deu bonito passe rasteiro, cruzando toda a área até encontrar Phil Foden totalmente livre. Bola na rede e 2 a 0 no placar.
Com a diferença no placar, Gales não tinha outra alternativa a não ser se lançar ao ataque. Aos 9 minutos, James recebeu pela ponta esquerda, na primeira jogada e trabalhada com a bola nos pés. Ele cortou Walker, driblando para dentro, e bateu colocado com curva. A bola saiu tirando tinta da trave esquerda de Pickford.
O terceiro gol saiu aos 23. Rashford recebeu lançamento longo pelo lado direito, disparou, invadiu a área, deu lindo drible no zagueiro e finalizou de canhota. A bola passou entre as pernas do goleiro Ward e estufou as redes, matando o jogo e carimbando o passaporte para o mata-mata.
Com o resultado, a Inglaterra foi a 7 pontos, na liderança do Grupo B. Já País de Gales deixa o Mundial com apenas um pontinho, na lanterna da chave. Seguindo o chaveamento oficial da Fifa, os ingleses encaram Senegal nas oitavas de final, no próximo domingo (4), às 16h.
Outros resultados
No outro jogo da chave, que aconteceu simultaneamente por ser a rodada decisiva, os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0, gol marcado por Pulisic, e roubaram a segunda vaga do Grupo B - pulando para 5 pontos e deixando o adversário com 3. EUA enfrenta a Holanda nas oitavas, no sábado (3), às 12h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!