Copa
Holanda e Equador empatam em jogo movimentado; Catar está eliminado
Definições começam a acontecer no Grupo A da Copa do Mundo
Holanda e Equador empataram em 1 a 1 nesta sexta-feira (25) pelo Grupo A da Copa do Mundo no Estádio Internacional Khalifa. Com o resultado, o anfitrião Catar está eliminado após duas derrotas. Os gols foram marcados por Gakpo, que chegou ao seu segundo no Mundial, e Enner Valencia, que assumiu a artilharia isolada com três tentos.
Os holandeses entraram em campo determinados a garantirem o quanto antes a classificação. Logo aos 5 minutos, pressionando a saída de bola, a Laranja Mecânica roubou a posse de bola no campo de ataque e deixou com o jovem Gakpo, que bateu bonito de canhota para marcar seu segundo gol no Mundial.
O Equador não desistiu fácil no duelo dos líderes e passou a ficar mais bom a bola para tentar o ataque - embora tivesse dificuldades para furar a boa marcação holandesa. Os equatorianos forçavam o jogo pelo lado direito de ataque, nas costas do zagueiro Aké.
Aos 31, em avanço pelo lado esquerdo, Enner Valencia dominou na ponta esquerda, cortou para o meio vencendo a marcação e soltou a bomba - mas parou em boa defesa de Noppert, que espalmou para escanteio. O lance empolgou de vez a equipe sul-americana.
O empate chegou a acontecer aos 48 minutos, no último lance da etapa inicial. Em chute cruzado que virou cruzamento, a bola chegou até o lateral Estupiñan. Ele dominou e bateu para o gol. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento de Porozo, que estava perto do goleiro, por possível interferência no lance.
Logo em seguida, o juiz encerrou a partida e os jogadores equatorianos foram para cima dele com muitas reclamações sobre o gol anulado. Por se tratar de uma decisão interpretativa, não cabe afirmar se houve erro ou acerto - mas a jogada é, no mínimo, a mais polêmica da Copa até aqui.
Segundo tempo
A insatisfação com a arbitragem não diminuiu o ímpeto do Equador para a segunda etapa. Logo aos 4 minutos, após rebote de Noppert em chute de Estupiñan, Enner Valencia empurrou para as redes livre dentro da pequena área.
Foi o sexto gol de Valencia em cinco jogos de Copa do Mundo. Ele marcou todos os últimos seis gols do Equador em Mundiais. Um ídolo experiente, dedicado e que comanda uma geração que vive seus últimos momentos antes da entressafra de gerações.
A pressão com linhas altas sobre a saída de bola funcionou, deixando a Holanda desconfortável e forçando o erro dos europeus. Com o jogo equilibrado e o placar empatado, a luta pela liderança ficaria ainda mais intensa nos 45 minutos finais do duelo intercontinental.
Os equatorianos ganharam moral e partiram para cima em busca da virada - que quase saiu aos 13, quando Plata pegou rebote do chute de Valencia e finalizou colocado de perna esquerda. A bola explodiu no travessão holandês e arrancou forte suspiro das arquibancadas.
Na segunda etapa, a Holanda não conseguia impor seu jogo e voltar a jogar bem como no primeiro tempo. Sem fluir a saída de bola, restava buscar os contra-ataques. Quando encaixou um, aos 28, Gakpo saiu na cara do goleiro Galíndez e tocou de cavadinha por cima, mas mando para fora - além de estar impedido.
Com campanhas exatamente iguais até então - dois jogos, uma vitória, um empate, três gols marcados e um sofrido - as equipes tentavam se arriscar menos, mas o Equador buscava fazer a velocidade se sobressair diante do cansaço holandês nos últimos 15 minutos do duelo direto pela liderança.
Na reta final, o preço por terem protagonizado uma partida intensa e acelerada foi cobrado com muito cansaço, suor e jogadores sendo atendidos com câimbras e dores musculares. Com um tempo dominado por cada equipe, o empate acabou sendo justo e condizente com o bom duelo.
Com o resultado, tudo igual na ponta, com Holanda e Equador com quatro pontos cada - enquanto o Catar está eliminado e Senegal entrou na briga após vencer. Na rodada final, confronto direto entre Senegal e Equador, enquanto os anfitriões cumprem tabela diante dos holandeses.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!