Reviravolta
Ginasta romena ganha bronze após Justiça aceitar recurso em Paris
Americana que dividiu pódio com Rebeca Andrade fica de fora
Uma reviravolta incrível na ginástica olímpica, na modalidade do solo individual, marcou a tarde deste sábado (10), após a Corte Arbitral do Esporte (CAS), um tribunal específico para causas desportivas. aceitar o recurso da romena Ana Barbosu e dar o bronze a ela nas Olimpíadas de Paris. Com isso, a americana Jordan Chiles passaria a ficar de fora do pódio. Comitê dos EUA lamentou decisão.
A equipe da Romênia entrou com um pedido de análise após penalidades em desfavor de Ana Barbosu e sua companheira de time Sabrina Maneca-Voinea. Uma audiência foi realizada na manhã deste sábado para ouvir as partes envolvidas.
Leia +: Vôlei feminino conquista bronze após vencer a Turquia em Paris
A decisão final foi de que o acréscimo de 0.100 na nota de Chiles foi irregular, deixando a norte-americana com nota inferior às romenas.
É importante reforçar que as notas e as posições de Rebeca Andrade e Simone Biles não serão afetadas com a decisão.
De acordo com o Tribunal, a irregularidade ocorreu porque o recurso foi pedido após o prazo dado no regulamento, que é de um minuto depois de a nota final ser anunciada.
Apesar disso, a CAS disse que a decisão sobre o que será feito com as medalhas ficará a critério da Federação Internacional de Ginástica (FIG).
O Comitê Olímpico dos EUA lamentaram a decisão e disseram que Chiles está arrasada com a retirada de sua medalha. Ainda segundo as autoridades, a ginasta sofreu ataques em suas redes sociais e chegou a desativar o Instagram.
"Estamos devastados com a decisão da Corte Arbitral do Esporte. A investigação sobre o valor de dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi apresentada de boa-fé. Durante todo o processo de recurso, a Jordan foi alvo de ataques consistentes, total e extremamente prejudiciais nas redes sociais. Nenhum atleta deveria ser submetido a tal tratamento", disse o Comitê em nota oficial após a decisão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!