Logo Enfoco


    Preparativos

    Expectativa de título do Flamengo promete lotar bares e restaurantes do Rio e Niterói

    Final da Libertadores deverá agitar a economia neste sábado

    Publicado 29/11/2025 às 6:30 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    No Rio e Niterói, torcedores prometem lotar bares e restaurantes das cidades
    No Rio e Niterói, torcedores prometem lotar bares e restaurantes das cidades |  Foto: Arquivo

    O Flamengo pode conquistar, neste sábado (29), em Lima, no Peru, o feito histórico de se tornar o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores. No Rio, além da expectativa pelo título, o clima de animação entre os torcedores também promete movimentar a economia da cidade. Segundo a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a final contra o Palmeiras pode injetar R$ 24,8 milhões na economia local.

    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, destacou o papel do futebol como força mobilizadora para além do esporte.

    “Que o futebol é uma paixão, disso não temos dúvidas. Mas o esporte também movimenta a economia, gera oportunidades e aquece o turismo e o comércio ao reunir tantas pessoas nos estádios, em bares e festas. Eu, como rubro-negro, fico duplamente feliz com a expectativa em relação ao jogo, do ponto de vista econômico e esportivo”, afirmou.

    A estimativa considera o gasto dos torcedores cariocas, com previsão de 152,5 mil pessoas reunidas em bares, restaurantes, festas e eventos neste sábado, além de flamenguistas que vivem fora do estado e retornam ao Rio para viver o clima da decisão. Os cálculos têm como base o estudo “Economia do Futebol Carioca”, elaborado pela secretaria.

    O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, ressalta que grandes eventos esportivos geram impactos diretos no setor de serviços. “A cidade responde de forma muito positiva a momentos como a final da Libertadores. O aumento de público em bares, restaurantes e eventos gera impacto direto para a economia e para todo o setor de serviços. O trabalho conjunto da Prefeitura e da Riotur é justamente criar um ambiente favorável para que essa movimentação se traduza em resultado para quem empreende e para quem vive o Rio”, avaliou.

    Ponto de encontro

    Embora o Maracanã não receba partida neste sábado, o estádio será ponto de encontro de uma multidão. A FlaFest promete reunir milhares de torcedores para acompanhar o jogo em 14 telões. No Estácio, a torcida organizada Urubuzada também realiza um grande evento, com expectativa de receber mil pessoas.

    O presidente da Urubuzada, Igor Simeão, explica que festas desse porte fazem parte da rotina da torcida, mas esta edição é especial. Ele destaca, ainda, o quanto a decisão da Libertadores movimenta diferentes setores profissionais. “Nossa expectativa é reunir mil pessoas, e os ingressos estão esgotados. Para isso, teremos mais 40 pessoas trabalhando no evento de forma direta, como garçons, barmen, caixas, seguranças e músicos. Já de forma indireta, haverá profissionais trabalhando na montagem do telão, estrutura de som, aluguel de gelo, entre outros”, disse.

    Niterói

    Do outro lado da Ponte, bares e restaurantes de Niterói já agitam os preparativos para receber o torcedo rubro-negro. O Mercado Municipal, na Região Central, promete uma dobradinha ao exibir a partida em seus telões durante o Festival de Cultura Portuguesa, oferecendo sabor, música e clima de grande final. Torcidas também se mobilizam para acompanhar o jogo em pontos estratégicos da cidade, como a tradicional FlaBarreto, na Rua Craveiro Lopes, no Barreto, e a Embaixada Fla-Oceânica, em Piratininga.

    A final entre Flamengo e Palmeiras acontece neste sábado às 18h, em Lima, o Peru.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Justiça manda soltar Daniel Vorcaro, do Banco Master

    Relacionados em Esportes