Europa League
Empate deixa tudo em aberto entre Frankfurt e Barcelona na Europa League
Alemães saíram na frente, mas espanhóis buscaram o empate
Tudo igual no primeiro jogo entre Eintracht Frankfurt e Barcelona pelas quartas de final da Europa League. Jogando no Waldstadion nesta quinta-feira (7), as equipes empataram em 1 a 1. Knauff abriu o placar para os mandantes com um golaço, mas Ferrán Torres empatou em lindo lance coletivo.
Acostumado à Liga dos Campeões, o Barcelona é visto como o bicho papão da Liga Europa. A equipe, que ganhou corpo diante do ótimo trabalho de Xavi como treinador, chegou em solo alemão à vontade. Já aos 2 minutos, Ferrán Torres quase fez um golaço, parando em grande defesa de Trapp.
A resposta do Eintracht foi quase imediata. Aos 4 minutos, após trama pelo lado esquerdo, a bola chegou para Lindström, que furou a finalização. O lance cruzou toda a área e chegou para Knauff chutar forte. A finalização desviou na zaga e passou à esquerda da baliza de Ter Stegen. Na cobrança de escanteio, a zaga afastou o perigo.
Aos 5, em vacilo da defesa catalã, Lindström avançou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para Sow na marca do pênalti. Sem marcação e de cara para o gol, ele chutou para fora, à direita de Ter Stegen, perdendo chance inacreditável de abrir o placar.
O jogo, que começou muito movimentado nos primeiros minutos, diminuiu o ritmo na metade da primeira etapa. Aos 23, o Barcelona teve uma baixa grave: o zagueiro Piqué sentiu um incômodo na virilha e foi substituído por Lenglet. Os visitantes dominavam a posse de bola com 75% contra 25% dos mandantes.
Quando a partida se encaminhava para um intervalo tranquilo, o árbitro assinalou um pênalti aos 37 minutos para o Frankfurt. Em bola disputada na área, Borré ajeita para finalizar e Sergio Busquets chega de carrinho para bloquear. O árbitro enxergou a infração, mas o VAR chamou para revisão e a penalidade foi cancelada.
A etapa inicial chegou ao fim com o Barça dominando o jogo, mas sem criar grandes oportunidades. O Eintracht era mais agudo e ameaçava nos contra-ataques, mas sem dar muito trabalho a Ter Stegen.
Segundo tempo
No início da etapa complementar, o Barcelona voltou dormindo e sofreu um apagão. Um minuto foi tempo suficiente para os alemães abrirem o placar. Em cobrança de escanteio, Knauff pegou a sobra fora da área, ajeitou o corpo e soltou um míssil na gaveta, sem chances para Ter Stegen.
Na sequência, aos 2 minutos, Kostic chegou forte pela esquerda, cruzou rasteiro, Lindström se deslocou dentro da área e chutou de canhota, tirando tinta do travessão e saindo pela linha de fundo. Atordoado com o gol sofrido, o time de Xavi ainda tentava se encontrar em campo no segundo tempo.
De volta ao jogo, os culés mantinham o estilo de jogo com muita posse de bola, mas sem conseguir agredir o adversário. Aos 16, De Jong e Dembélé entraram em campo para tentar dar mais qualidade ao setor ofensivo. Gavi e Adama Traoré saíram.
Os visitantes conseguiram ser mais incisivos e logo conseguiram o empate. Em trama envolvendo Dembélé, De Jong e Ferrán Torres, num lindo trabalho coletivo com toques de primeira, desde a intermediária até a pequena área, o gol da igualdade saiu aos 21 com a marca de Xavi.
O panorama do jogo se inverteu. O Eintracht se recolheu, perdeu o ímpeto ofensivo e o Barcelona passou a pressionar pela virada. Com lances rápidos, objetivos e plásticos, como no do gol, de empate, os espanhóis assumiram o protagonismo do duelo de ida das quartas de final.
Aos 32, ao frear contra-ataque com falta sobre Pedri, Tuta recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Agora, além do cenário desfavorável dentro de campo, o Frankfurt ainda precisaria se virar para marcar com um a menos.
Aos trancos e barrancos, se fechando numa retranca forte, os alemães conseguiram evitar o pior. Agora, o Barcelona joga por uma vitória simples no Camp Nou, na próxima quinta-feira (14), às 16h. Em caso de novo empate, a disputa vai para a prorrogação e, em caso de necessidade, pênaltis.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!