Esportes
Em meio a 'rebelião' de clubes, UEFA anuncia novo formato da Champions League
A União das Federações Europeias de Futebol reagiu rápido à 'rebelião' dos clubes da nova Superliga Europeia e anunciou nesta segunda-feira (19) o novo formato da Champions League. Com 36 clubes na disputa, a alteração entrará em vigor a partir de 2024.
Em reunião extraordinaria realizada pelo Comitê Executivo da Uefa, foram aprovadas as mudanças que acrescentam quatro equipes à Liga dos Campeões, que não terá mais a tradicional fase de grupos, com oito chaves de quatro clubes, passando a ser disputada no chamado "modelo suíço".
Neste formato, cada equipe disputará pelo menos dez partidas, sendo cinco em casa e cinco fora, contra dez adversários diferentes. Os oito melhores colocados em um formato de pontos corridos estarão automaticamente classificados. Já os que terminarem entre a nona e a 24ª posição vão encarar um playoff, resultando em mais oito qualificados - totalizando os 16 sobreviventes que disputarão as oitavas de final.
Com as novas regras, a UCL passará a ter 225 jogos - 100 a mais do que no modelo atual. Especula-se que as alterações foram uma maneira de tentar frear a criação da Superliga Europeia, encabeçada por alguns dos principais clubes do continente, já que mais jogos significam mais lucro. As mudanças vêm sendo discutidas, pelo menos, desde 2019.
— Esse formato evoluído vai manter vivo o sonho de qualquer time da Europa de participar da Liga dos Campeões graças aos resultados obtidos dentro de campo, e também vai permitir viabilidade a longo prazo, prosperidade e crescimento para todos do futebol europeu, não apenas um pequeno e auto-escolhido cartel — declarou o presidente da Uefa, Aleksander Čeferin.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!