Esportes
D'Almeida fica em 40º lugar; Brasil eliminado nas duplas do tiro com arco
Único representante brasileiro na disputa do tiro com arco masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o maricaense Marcus D'Almeida terminou a fase de ranqueamento no 40º lugar, com 651 pontos. Ele vai enfrentar o britânico Patrick Huston, que terminou na 25ª posição, com 658 pontos. A fase classificatória aconteceu na madrugada desta sexta-feira (23).
As regras são iguais às da disputa feminina. A primeira fase, chamada de ranqueamento, é composta por todos os 64 participantes, onde cada atleta dispara 72 flechas. Nenhum arqueiro é eliminado, mas a pontuação é utilizada para montar o chaveamento do mata-mata. O primeiro colocado enfrenta o 64º, o segundo encara o 63º e assim por diante.
Na fase eliminatória, cada duelo conta com cinco sets. Os arqueiros disparam três flechas por set, vencendo quem obtiver a pontuação mais alta. O atleta que vencer o set leva dois pontos; em caso de empate, os dois participantes ganham um ponto. Ganha o combate quem ganhar três sets ou chegar a seis pontos primeiro. Caso haja empate após os cinco sets, cada atleta dispara uma flecha extra, vencendo quem pontuar melhor.
O duelo entre Marcus e Patrick está agendado para a próxima terça-feira (27), às 4h52 (horário de Brasília).
Duplas
Além de feminino e masculino individuais, a modalidade de tiro com arco conta também com a disputa entre duplas mistas. Somando a pontuação das duplas - no caso do Brasil, Ane Marcelle e Marcus -, os 16 melhores países no ranking entram para o mata-mata.
No entanto, infelizmente, a dupla brasileira não alcançou a pontuação necessária. Com a soma de 1.287 pontos, Ane e Marcus terminaram na 20º colocação - 10 pontos atrás de Bangladesh, que ficou com a última vaga entre os classificados (16º lugar). Sendo assim, o Brasil segue apenas nas disputas individuais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!