Esportes
Copa do Brasil 2022 pode ter três clubes cariocas na 3ª fase pela primeira vez
A temporada atual ainda não chegou ao fim, mas o ano de 2022 já começa a aparecer no horizonte. Com as principais competições se encaminhando para um desfecho, o calendário do próximo ciclo já se desenha - principalmente para os clubes de melhor desempenho no Brasil.
O perfil oficial da Copa do Brasil confirmou, nesta quinta-feira (18), que três das 12 equipes que entram direto na terceira fase da competição já estão confirmadas. Atlético-MG e Flamengo, já garantidos entre os seis primeiros do Campeonato Brasileiro, e o Bahia, campeão da Copa do Nordeste.
Restam, então, nove lugares entre as equipes que pularão os dois primeiros mata-matas. Serão eles: o campeão da Série B do Brasileirão, o campeão da Copa Libertadores, o campeão da Copa Sul-Americana, o campeão da Copa do Brasil, o campeão da Copa Verde e os seis primeiros colocados do Brasileirão - que vão à Libertadores.
Como é natural o 'acúmulo' de vagas, a expectativa é que o G6 acabe virando, pelo menos, G8. Assim, com o Botafogo disputando o título da Segundona e o Fluminense em oitavo lugar nos pontos corridos, é possível que três equipes cariocas entrem na terceira fase da Copa do Brasil.
Panorama
O Flamengo é o único já garantido - e pode 'ajudar' o rival Fluminense. Em caso de título da Libertadores, o Rubro-Negro abre mais uma vaga direta pelo Brasileirão, já que não pode mais ser alcançado pelo sétimo colocado. A equipe de Renato Gaúcho disputa o troféu de melhor equipe do continente diante do Palmeiras no próximo dia 27.
O Botafogo também está bem perto da classificação direta. Para isso, precisa garantir o título da Série B - que pode vir já neste domingo (21). Caso vença o lanterna e já rebaixado Brasil de Pelotas-RS, fora de casa, e o Coritiba tropece diante do CSA, no Paraná, o Alvinegro é campeão antecipado da segunda divisão nacional.
O Fluminense é quem tem o maior caminho a percorrer - mas também tem uma classificação bem viável. Caso não queira depender dos outros, o Tricolor precisa saltar da atual oitava colocação para o sexto lugar. A diferença é de quatro pontos para o Fortaleza, última equipe no G6. No entanto, os títulos de Atlético-MG, na Copa do Brasil, e do Red Bull Bragantino, na Sul-Americana, podem garantir o oitavo lugar do Brasileirão na terceira fase.
Vagas
- Campeonato Brasileiro: Atlético-MG e Flamengo (não podem mais ser alcançados pelo sétimo colocado); no momento, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Corinthians e Fortaleza. Em caso de acúmulo de vagas, Internacional, Fluminense e América-MG podem entrar (G9).
- Copa do Nordeste: Bahia
- Série B do Brasileirão: Botafogo, Coritiba ou Goiás
- Copa Libertadores: Flamengo* ou Palmeiras
- Copa Sul-Americana: Athletico-PR ou Red Bull Bragantino
- Copa do Brasil: Atlético-MG* ou Athletico-PR
- Copa Verde: Vila Nova, Nova Mutum, Paysandu, Remo ou Manaus
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!