Esportes
Convocações podem desfalcar clubes em pelo menos 18 rodadas do Brasileirão
Confusão à vista no calendário do futebol brasileiro em 2021. Como não haverá paralisação do Brasileirão e da Copa do Brasil, as convocações da Seleção podem desfalcar os clubes em mais de 20 oportunidades.
Com jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 e a disputa da Copa América de 2021, as equipes serão afetadas em até 19 rodadas da Série A, além de fases decisivas da Copa do Brasil.
O cronograma mostra jogos da Copa América entre 11 de junho e 11 de junho, com os jogadores sendo liberados já no dia 31 de maio para integrar o grupo de convocados.
Já as Eliminatórias da Copa do Catar terão jogos em sequência nas seguintes datas: 3 e 8 de junho, 2 e 7 de setembro, 7 e 12 de outubro e 11 e 18 de novembro - além das partidas adiadas entre 25 e 30 de março, que ainda não possuem novos agendamentos.
Cruzando essas datas com o calendário nacional, os clubes serão afetados nas rodadas 2 a 11; 18 e 19; 24, 25 e 26; e 31, 32 e 33. Na Copa do Brasil, prejuízo em confrontos de ida e volta 3ª fase e nas quartas de final, além do jogo de ida das semifinais.
O Brasileirão ainda não teve datas dissecadas, mas a CBF já disponibilizou o calendário base - que pode ser acessado clicando aqui - permitindo que os cruzamentos fossem realizados para conferir o conflito entre os torneios.
Os clubes mais afetados devem ser Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras. O Rubro-Negro, além de ceder jogadores como Hugo Souza, Pedro, Gabigol, Éverton Ribeiro e Gerson à Amarelinha, deve também perder Arrascaeta, para o Uruguai, e Isla, para o Chile.
As Olimpíadas também podem afetar os clubes que tenham jovens valores no elenco. Os Jogos acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!