Logo Enfoco


    Esportes

    Cariocas buscam título da Copinha a partir desta segunda

    Publicado 03/01/2022 às 13:38 | Atualizado em 03/01/2022 às 14:05 | Autor: Romulo Cunha
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Cariocas buscam título da Copinha a partir desta segunda
    Times cariocas iniciam competição a partir desta segunda. Foto: reprodução

    Maior competição envolvendo atletas que representam o futuro dos clubes, a Copa São Paulo de Futebol Júnior teve início neste domingo (2), após o cancelamento da edição de 2021 por causa da pandemia. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco vão em busca da tão almejada taça, além de Volta Redonda, Nova Iguaçu e Resende.

    A 52ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior terá 128 times divididos em 32 grupos com quatro cada. O estado onde a competição é disputada possui a maioria das equipes inscritas: 56.

    As quatro equipes do grupo se enfrentam em turno único e os dois melhores colocados se classificam para a próxima fase, disputada no formato mata-mata também em jogo único. O maior campeão da competição é o Corinthians, com 10 títulos. O Fluminense, junto com o Internacional - campeão da última disputa - vem na segunda colocação com cinco. O Flamengo possui quatro títulos, sendo o último em 2018, e o Vasco um. Dentre os grandes, o Botafogo ainda não conquistou a Copinha.

    O torneio será disputado até o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. A final da competição tem como tradição ser realizada no simbólico estádio do Pacaembu, mas reformas de estrutura no local impedirão a realização. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não confirmou o estádio que receberá a última partida.

    Botafogo

    O Glorioso enviou uma equipe repleta de expectativas em busca de conquistar o seu primeiro título. O destaque fica na conta do volante Kauê, de 17 anos, que possui convocações pela base da seleção brasileira. O volante já assinou contrato profissional com o Botafogo e o vínculo vai até 2023. A jovem promessa possui multa rescisória para o exterior no valor de R$ 45 milhões de reais.

    Outra promessa inscrita na competição é o atacante Matheus Nascimento, de 17 anos. A expectativa sobre o jovem é alta tanto na direção botafoguense quanto nos torcedores. No entanto, Matheus não deve disputar a competição porque fará a pré-temporada com o time profissional, visando a disputa do Campeonato Carioca deste ano. E ele não é o único. Os goleiros Igo Gabriel e Maurício, o lateral Juan, o meia Juninho, e os atacantes Gabriel Conceição, Rikelmi e Nicolas, também treinarão com os profissionais.

    O Botafogo está no grupo 14, com sede em Taubaté, e enfrentará o mandante Taubaté-SP, Petrolina-PE e Aparecidense-GO. Este último é o adversário de estreia que acontecerá nesta segunda-feira (3) às 15h15.

    Inscritos

    • Goleiros: Gabriel Toebe, Igo Gabriel, Lucas Barreto e Mauricio;
    • Zagueiros: Carlos Henrique, Daniel Alexandre, Ewerton, Kawan e Reydson;
    • Laterais: Daniel Fagundes, Jefinho e Juan;
    • Meio-campistas: Dudu, Felipe, Guilherme Liberato, Hugo Iglesias, Juninho, Kauê, Paulo Henrique, Pedro China, Raí e Wendel Lessa;
    • Atacantes: Gabriel Conceição, Gabriel Henrique, Jhonnatha, Maranhão, Marquinhos, Matheus Nascimento, Nicolas e Rikelmi.

    Flamengo

    A equipe Rubro-Negra não disputa a competição desde 2019. Isso porque em 2020 ela foi excluída por tentar mudar os inscritos fora do tempo permitido pela FPF. Neste ano, o Flamengo optou por jogar o Carioca com a equipe sub-20. E em 2021, não teve competição por causa da Covid-19.

    Em 2022, o elenco pretende ser mais jovem justamente por causa de alguns jogadores também disputarem o Carioca. A esperança de bons voos ficam nos pés dos atacantes Werton, Petterson e Mateusão; e dos meias Matheus França e Victor Hugo. Para este ano, o Flamengo escolheu inscrever jovens do time sub-17 para começar a dar mais experiência em competições com jogadores mais velhos.

    O Rubro-Negro faz parte do grupo 29 e jogará a fase de grupos na Arena Barueri. Os adversários são as equipes do Oeste-SP, Floresta-CE e Forte Rio Bananal-ES. A equipe capixada serã o duelo de estreia nesta quarta-feira (5) às 21h45.

    Inscritos

    • Goleiros: Bruno, Kauã, Dyogo e Eduardo;
    • Laterais: Wesley, Breno, Samuel, Marcos Paulo e Richard;
    • Zagueiros: Diegão, Cleiton, Kayque, Otavio, João Victor e Darlan;
    • Meio-campistas: Matheus França, Pedrinho, Kayke David, Victor Hugo, Igor Jesus e Lucas André;
    • Atacantes: Werton, Ryan, André, Pedro Arthur, Carlos Daniel, Mateusão, Cassiano, Petterson e Camilo.

    Fluminense

    Dentre os quatro grandes do Rio, o Tricolor isncreveu uma equipe mais experiente para a competição. O destaque fica para o aracante John Kennedy. O jovem de 19 anos já marcou seis gols pela equipe profissional. Ele é a principal esperança para conduzir a equipe para a conquista do sexto título. O Tricolor não vence a competição desde 1989. Os meias Matheus Martins e Wallace, com passagens pelo profissional na última temporada, também foram inscritos e podem ser utilizados.

    Além desses nomes já consolidados na torcida tricolor, o jovem meia Arthur, de 16 anos, é considerado uma das maiores jóias de Xerem, base famosa que revelou nomes como Marcelo, Thiago Silva e Fabinho. Arthur faz parte de uma geração sub-17 que pretende surpreender muitas pessoas com habilidade, ousadia e velocidade.

    O Fluminense está no grupo 6 com sede na cidade de Matão, em São Paulo. A estreia está marcada para esta terça-feira (4) contra a equipe da Jacuipense-BA. O time do Fast-AM e Matonense-SP são os outros adversários.

    Inscritos

    • Goleiros: Thiago Viana, Cayo Feliipe, Dênis Luís e Álvaro;
    • Zagueiros: Felipe, Davi, Joílson, Justen, Damaceno e Cipriano;
    • Laterais: Jhonny, Marcos Pedro e Jefté;
    • Meio-campistas: Nathan, Alexsander, Diego, Edinho, Pedro Rocha, Wallace, Yago e Arthur.
    • Atacantes: John Kennedy, Matheus Martins, Guilherme, Cauã Aguiar, Miguel Vinicius, Alexandre de Jesus, Antonny Kennedy, Jefferson e Luan Brito.

    Vasco

    Dos 30 jogadores inscritos na Copinha, onze possuem idade até 17 anos. Um dos destaques é o jovem meia Andrey Santos que já possui passagem pelo profissional nesta última temporada. A ideia da equipe vascaína é mesclar os jovens com jogadores que possuem experiência como é o caso dos atacantes Figueiredo, que realizou 16 jogos na última Série B, e Vinicius, que também já disputou competições pelo profissional.

    O principal objetivo da Copinha é desenvolver jovens talentos para o mundo do futebol. Com mais um ano na Série B, o Vasco, com comando de Zé Ricardo, pode aproveitar os destaques da competição e montar uma equipe para disputar o acesso e, quem sabe, o título.

    O Vasco estreia na próxima quarta-feira (5) contra o Lagarto-SE. A sede do grupo está localizada na cidade de Santana do Parnaíba e contará com os adversários Rio Claro-SP e Ska Brasil-SP.

    Inscritos

    https://twitter.com/vascobase/status/1475934913929125896

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Castro em isolamento após confirmar Covid-19

    Próximo artigo
    >

    Miliciano ligado a Zinho é preso na Baixada Fluminense

    Relacionados em Esportes