Esportes
Campeonato Carioca terá VAR apenas em clássicos e jogos do mata-mata
Mais uma má notícia para os clubes pequenos do Rio de Janeiro. Depois da possibilidade de "inversão de mando", tirando os jogos dos estádios alternativos, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro definiu que o VAR só será utilizado em clássicos, semifinais e finais.
A tecnologia de arbitragem de vídeo foi implementada no Estadual pela primeira vez em 2019, sendo aplicada em 10 partidas - sendo apenas semifinais, finais e jogos decisivos para a classificação. Em 2020, o sistema foi utilizado novamente apenas em clássicos e confrontos eliminatórios.
Na última edição, em 2021, a "elitização" foi repetida e o VAR deu às caras somente nas semifinais e nos dois jogos da grande decisão. O desequilíbrio causado pela decisão gerou reclamações até mesmo de times grandes - prejudicados em jogos contra as equipes de menor investimento e sem o auxílio da tecnologia.
A decisão da FERJ é motivada pela parte financeira, já que a federação considera muito caro a aplicação da arbitragem de vídeo em todos os jogos da competição. Para piorar, a Hawk-Eye, empresa responsável pela aplicação da tecnologia, alegou na Justiça, ainda em 2020, o não recebimento da quantia de R$ 450 mil pelas 13 partidas com VAR. O caso ainda não teve resolução.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!