Botafoguenses se empolgam com ideia de estádio em Niterói
Torcedor pede construção de novo estádio na cidade e gera debate
Menos de seis meses após a transformação do Botafogo em clube-empresa, através da chegada do investidor americano John Textor, os torcedores alvinegros já sonham com grandes mudanças. Um dos principais debates é em torno da construção de uma nova casa - deixando de lado o Estádio Nilton Santos.
A discussão não é em vão. Textor não escondeu que suas primeiras impressões sobre a casa do Alvinegro no Engenho de Dentro não foram as melhores. O principal motivo foi a presença da pista de atletismo - que, segundo ele, afasta as arquibancadas do campo e impedem o clima ideal de uma arena.
Após cogitar a construção de um novo estádio - inclusive afirmando que já procurava terrenos pelo local - agitou ainda mais o assunto. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o procurou para tentar mantê-lo no 'Niltão'; já os torcedores passaram a mapear possíveis locais para a nova casa alvinegra.
Destino: Niterói?
Nesta terça-feira (24), um torcedor levantou a ideia de retornar à Cidade Sorriso. No Twitter, Márcio Taffarel divulgou imagens de um projeto e listou motivos para a construção de um estádio em Niterói. Em menos de 24 horas, a postagem já conta com mais de 300 respostas e cerca de mil curtidas.
Motivos para o @Botafogo construir um estádio em Niterói.
— Márcio Taffarel Frederico (@marcio_taffarel) August 23, 2022
É próximo ao centro do Rio e de São Gonçalo;
O terreno é grande e poderia vir de graça;
Já jogamos lá anos atrás;
Fica no centro, tem terminal rodoviário e barcas perto.
"o Bota é do Rio" sim do ESTADO do Rio. @JohnTextor pic.twitter.com/jyvM6Ksf1G
O debate foi tão intenso que levou o nome da cidade aos assuntos mais comentados da rede - os famosos 'trending topics'. As principais divergências eram sobre transporte, mobilidade e trânsito. O terreno indicado seria no Centro, perto do Terminal e das Barcas.
Projeto sobre pistas
Ao passo que torcedores discutiam a viabilidade de atuar em Niterói, o presidente do clube, Durcésio Mello, revelava os planos para uma grande obra no Estádio Nilton Santos para a retirada da pista de atletismo.
"Agora o projeto é baixar o campo dois metros e fazer uma arquibancada até onde vão os camarotes. Os setores superiores continuariam onde estão, o camarote vai para a frente e aí haveria uma arquibancada ali de onde são os camarotes até o campo. É a ideia do John, uma obra gigantesca. Seria obra de um ano, teria que jogar em outros lugares até terminarem as obras", revelou no podcast "Botafogo Connection".
Por outro lado, o deputado André Ceciliano (PT), presidente da Alerj e candidato ao Senado na chapa petista, criou um projeto de urgência visando o tombamento da pista de atletismo - o que impediria qualquer obra no local. O PL acabou retirado da pauta desta quarta-feira (24).
O motivo, segundo o jornalista Athos Moura, do jornal O Globo, seria uma contraproposta do deputado petista a Textor para que assuma o compromisso de reformar a pista de atletismo do estádio Célio de Barros, no Maracanã, em troca de poder customizar o Nilton Santos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!