Logo Enfoco


    Brasileirão

    Botafogo resiste à pressão do Ceará, silencia Castelão e conquista os três pontos

    Erison marcou dois e Victor Sá fez o seu primeiro gol pelo clube

    Publicado 17/04/2022 às 20:59 | Atualizado em 17/04/2022 às 21:11 | Autor: Pedro Chilingue
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Victor Sá marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo ao abrir o placar no Castelão
    Victor Sá marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo ao abrir o placar no Castelão |  Foto: Vitor Silva/BFR

    Em jogo eletrizante na noite deste domingo (17), o Botafogo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao vencer o Ceará por 3 a 1, no Castelão, pela segunda rodada. Erison (2) e Victor Sá marcaram para o Alvinegro, enquanto Lima descontou para o Vozão.

    O jogo já começou com um susto para os cariocas. Aos 3 minutos, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco ganhou jogada na linha de fundo e cruzou para o meia Lima cabecear para o gol. No entanto, a arbitragem sinalizou que a bola saiu pela lateral no início da jogada.

    O Botafogo fez boa troca de passes na intermediária aos 8, envolveu o Ceará e a bola chegou para Diego Gonçalves na direita. Livre, ele avançou e finalizou, mas mandou para fora. O atacante Erison reclamou do companheiro pedindo um cruzamento na área.

    A briga principal pela posse de bola era no meio-campo, com as duas equipes abusando da posse de bola no setor defensivo. As chegadas agudas ao ataque ainda eram raras em ambos os lados, resultando em poucas oportunidades de gol até o 15 minutos.

    Em uma das disputas no meio, aos 16, Patrick de Paula levou a melhor e foi inteligente ao lançar de primeira para Erison. O centroavante disparou, ganhou da marcação com um bonito chapéu e rolou no fundo para Victor Sá. O ponta teve tempo de ajeitar o corpo e bater no canto do goleiro João Ricardo. A bola ainda desviou em Bruno Pacheco antes de entrar.

    O barulhento Castelão silenciou com o gol, mas o Vozão não deixou de lutar. Aos 26, Lima cobrou falta pelo lado esquerdo e Messias subiu mais que a zaga, cabeceando para o chão. A bola quicou, subiu e acabou saindo por cima do travessão de Diego Loureiro.

    O Ceará teve nova chance em bola parada. Speedy Mendoza, aos 35, em mais uma falta lateral, cruzou no meio da área. Zé Roberto ganhou da defesa no alto e cabeceou por cima do gol, tirando tinta do travessão. Na sequência, aos 37, Lima recebeu na entrada da área e bateu colocado, quase acertando na gaveta.

    A pressão do time da casa aumentava à medida que o intervalo se aproximava. O Botafogo, por sua vez, não conseguia mais encaixar contragolpes como no lance do gol de Victor Sá. Abusando dos passes errados, o Alvinegro carioca não conseguia respirar.

    Aos 38, mais uma grande chance para os nordestinos. Após cruzamento desviado da direita, a bola caiu nos pés de Mendoza na marca do pênalti. Ele dominou rápido e fuzilou, mas mandou no meio do gol e facilitou a boa defesa em doi tempos de Diego Loureiro.

    A pressão finalmente deu resultado aos 41. Nino Paraíba cruzou da direita e a zaga afastou parcialmente para cima. Sozinho no meio da área, Lima pegou de primeira e acertou no cantinho de Diego Loureiro, fazendo um bonito gol. Igualdade no placar e muito barulho nas arquibancadas.

    A virada quase saiu aos 44. Com o Botafogo desorganizado e ainda assustado pelo gol, Mendoza foi lançado em profundidade, ganhou da zaga na velocidade e bateu de canhota para boa defesa de Diego. No rebote, Geovane pegou de canhota e mandou para fora. Pane geral na zaga visitante.

    O intervalo chegou em bom momento para o Bota, que já não sabia o que fazer para evitar a forte pressão imposta pelos donos da casa. Depois de começar bem, atraindo o Vozão para depois contra-atacar, o Alvinegro parou de jogar e viu o Ceará dominar a partida e fazer melhor primeira etapa.

    Segundo tempo

    O Ceará voltou para a etapa complementar no mesmo ritmo de antes do intervalo. Já o Botafogo, mesmo com a inversão de posições entre Victor Sá e Diego Gonçalves, seguia sem conseguir mostrar um jogo consistente - principalmente no setor defensivo.

    Quando chegou ao ataque, o Alvinegro levou perigo. Aos 9, Patrick de Paula recebeu na intermediária, avançou por dentro e soltou uma bomba de longe, carimbando a trave. No rebote, Erison mandou para o gol, mas o bandeirinha assinalou o impedimento - confirmado pelo árbitro de vídeo.

    O lance animou o Glorioso, que passou a pisar mais no ampo de ataque. A mudança de postura deu resultado aos 14. Daniel Borges cruzou falta de muito longe e encontrou o centroavante Erison livre no segundo pau. Quase dentro do gol, ele apenas encostou de cabeça para marcar o segundo dos cariocas.

    Aos poucos, o Ceará recuperou-se do baque do gol sofrido e voltou a tentar pressionar. Aos 21, em chute de longe de Lima, a bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro Diego Loureiro, que se contorceu para espalmar para fora e salvar o Botafogo do empate.

    Com a subida das linhas do Vozão, o Glorioso era perigoso nos contra-ataques, mas por pelo menos duas vezes pecou no último passe ou na definição das jogadas. Com espaço para jogar, Victor Sá, Erison e Vinicius Lopes eram muito acionados na frente.

    Em mais um contragolpe, aos 33, Erison ganhou de Messias e rolou para o meio. Romildo dominou, entrou na área e foi derrubado por Luiz Otávio. Raphael Claus assinalou pênalti. Na cobrança, o próprio Erison bateu no cantinho e ampliou a vantagem dos cariocas para 3 a 1.

    Sem outra alternativa, perdendo por dois gols a 10 minutos do apito final, o Vozão se lançou de vez ao ataque. Perto da vitória, o Botafogo se fechava com 11 homens atrás da linha da bola e ganhava todos os duelos em bolas aéreas.

    Os donos da casa quase colocaram fogo no jogo aos 43 minutos. Messias subiu alto na cobrança de escanteio e cabeceou para fora, tirando tinta da trave. Foi a última chance clara do Vozão no jogo, já que o Botafogo passou a trocar passes no campo de ataque à espera do apito final.

    Com a vitória, os cariocas conquistaram seus três primeiros pontos na competição, saltando para a 10ª posição. Já o Ceará ficou com os mesmos três pontos, no 12º lugar. Na terceira rodada, o Botafogo visita o Atlético-GO, no próximo domingo (24). Já o Ceará não atua na rodada, já que o clássico contra o Fortaleza foi adiado para junho.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Operação apreende balsa de garimpeiros ilegais no Pará

    Próximo artigo
    >

    FGTS: saque extra começa na quinta. Veja o calendário

    Relacionados em Esportes