Série A
Botafogo empata com o Ceará e aumenta crise em casa no Brasileirão
Clube carioca joga novamente mal sob os seus domínios
O começo até foi promissor, mas o saldo geral foi uma atuação sem brilho e um empate em casa. O Botafogo saiu na frente, mas ficou no 1 a 1 com o Ceará, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Parte da torcida do Fogão vaiou o time após o apito final.
O Fogão, assim, não consegue deslanchar no Campeonato Brasileiro, com dificuldade para fazer valer o fator casa. Contra o Ceará, faltou inspiração. O Botafogo viu Jeffinho ser a principal peça ofensiva pela esquerda. Lucas Fernandes ditou o ritmo do meio de campo, mas faltou criatividade ao time para criar mais chances de gol.
Com o empate, o Botafogo, agora com 25 pontos, está na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro. O Ceará tem a mesma pontuação, mas com menos vitórias em relação ao clube carioca e ao Goiás, e ocupa o 14º lugar.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Atlético-GO, sábado, às 21 horas (de Brasília), no Nilton Santos. Já o Ceará, pelo Brasileirão, tem o clássico com o Fortaleza, domingo, às 16 horas. Antes, o Vozão decide a vida na Copa Sul-Americana: recebe o São Paulo, nesta quarta-feira, às 19h15, no Castelão, pelo jogo de volta das quartas de final. O Ceará perdeu a ida por 1 a 0.
O jogo
O técnico Luís Castro contou com o retorno de Victor Cuesta à zaga e Eduardo ao meio de campo do Botafogo. Ele optou por Daniel Borges na lateral esquerda e escalou Luis Henrique pela primeira vez como titular, desde a volta do atacante ao Fogão.
O Botafogo abriu o placar logo aos oito minutos. Lucas Fernandes cobrou falta para a área e Cuesta desviou para o gol: 1 a 0. O jogo, então, esfriou. O Fogão pecava no passe para criar chances de gol. O Ceará, por sua vez, mostrava pouca criatividade. O Vozão só conseguiu levar perigo aos 33 minutos. Após cruzamento da direita, Guilherme Castilho apareceu bem na área, mas errou o alvo.
Com o jogo controlado, mas pecando na hora de aproveitar os contra-ataques, o Botafogo levou a vantagem para o intervalo. O clube carioca teve menos posse de bola no primeiro tempo.
O segundo tempo começou animado. Jeffinho desceu pela esquerda, levou para o meio e finalizou por cima. O Ceará respondeu na sequência. Mendoza se livrou de Saravia e cruzou. Daniel Borges impediu que Vina finalizasse e mandou para escanteio. Na cobrança, Eduardo não conseguiu cortar, Mendoza aproveitou e fez 1 a 1, aos três minutos.
Aos dez minutos, Lima apareceu bem e finalizou com força, aos dez minutos. O goleiro do Botafogo salvou. O Fogão respondeu no minuto seguinte. Jeffinho fez jogada individual, invadiu a área e chutou para fora.
O goleiro do Botafogo foi exigido mais uma vez. Guilherme Castilho cobrou falta com categoria. Gatito foi buscar e mandou para escanteio. Aos 19 minutos, Luís Castro fez a primeira mudança no Fogão. Ele colocou Vinícius Lopes no lugar do discreto Luis Henrique. Depois foi a vez de Matheus Nascimento entrar na vaga de Erison.
O Fogão tentou pressionar e levou um susto. Fernando Sobral, que entrou no segundo tempo, ficou cara a cara com Gatito, mas mandou por cima. Aos 41, Vina quase surpreendeu Gatito em cobrança de falta. Depois, Sobral errou o alvo por pouco.
O clube carioca se desorganizou no fim. Em contra-ataque, aos 44, Vina deixou Mendoza na boa. O atacante, porém, mandou para fora. Assim, o 1 a 1 foi o placar final no Estádio Nilton Santos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!