Esportes
Bolsonaro sanciona 'Lei do Mandante' e muda regras de venda das transmissões
O presidente da República Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 2336/21, mais conhecido como 'Lei do Mandante'. A confirmação apareceu no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20).
Com essa lei em vigor, o time mandante passa a ter o direito de comercializar os direitos de transmissão com qualquer empresa, independente dos acordos firmados pela equipe visitante.
A Lei Pelé, de 1998, diz que o direito de transmissão dos jogos pertencem aos dois clubes envolvidos em uma partida, ou seja, ambas as equipes precisariam ter um acordo com a empresa detentora dos direitos da competição.
A Lei do Mandante não entra em vigor no atual momento, com contratos assinados em vigor com Globo e Turner. Grande parte dos acordos da Série A se encerram em 2024, então só a partir deste ano seriam sentidos os efeitos da nova lei na prática.
O Projeto de Lei 2336/21 foi enviado pela presidência da República à Câmara em junho, com aprovação em plenário ocorrendo no dia 14 de julho. No Senado, a votação que aprovou a 'Lei do Mandante' de forma unânime ocorreu no dia 24 de agosto.
Gazeta Esportiva
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!