Esportes
Atletas olímpicas negras serão homenageadas na Câmara Municipal de Niterói
Imortalizada com os moldes dos pés no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a lenda do esporte nacional, Aída dos Santos, será agraciada com a medalha José Clemente. Na sessão solene - Legado: Homenagem às Atletas Negras Olímpicas de Niterói - também será concedida moção de aplausos à saltadora Ingrid Oliveira.
A solenidade, que está inserida nas celebrações do mês da consciência negra, será na próxima sexta-feira (5), às 18h, na Câmara Municipal.
Pioneira, Aída dos Santos fez história na década de 1960 ao se tornar a primeira brasileira a ser finalista e alcançar o inédito quarto lugar no salto em altura na Olimpíada de Tóquio, no Japão, em 1964. Ela foi a única mulher a integrar a delegação brasileira na edição daqueles jogos, sua honrosa colocação foi o melhor resultado das atletas femininas brasileiras até Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996. Na Olimpíada da Cidade do México (1968), ela competiu na prova de pentatlo.
Ingrid Oliveira, jovem atleta de alta performance dos saltos ornamentais, desempenhou extraordinária participação nas competições classificatórias e logrou êxito ao se classificar para os jogos de Tóquio 2021.
"É uma honra e uma alegria homenagear essas fortes mulheres. Aída, negra, de origem humilde, fez história e continua inspirando outras atletas a se empoderarem. Homenagear a Ingrid e a Aída durante as celebrações do Novembro Negro é repleto de simbolismo, é um ato de resistência", comentou a vereadora Walkíria Nictheroy (PCdoB), idealizadora da solenidade.
Serviço
DATA: 5 de novembro de 2021.
DIA: Sexta-feira.
HORA: 18h.
LOCAL: Câmara Municipal de Niterói, Plenário Brígido Tinoco.
EVENTO: Legado: Homenagem às Atletas Negras Olímpicas de Niterói.
ENDEREÇO: Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!