Campeão
Atleta de São Gonçalo é destaque internacional do Jiu-Jitsu
João Victor Nascimento tem 18 anos e mora no Salgueiro
O atleta João Victor Nascimento, de 18 anos e morador do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, vem chamando a atenção dos amantes do esporte, principalmente no Jiu-Jitsu. O 'Bolinho', como é conhecido, começou na luta com 7 anos de idade em um projeto social da região e já é quatro vezes campeão brasileiro, além de sul-americano, pan-americano e europeu.
Tudo começou de uma forma bem inusitada. Quando ainda frequentava a escola, João Victor sofria bullying de um companheiro de sala por estar fora do peso.
Leia +: Nadal é eliminado após jogar lesionado: 'Dei o melhor até o fim'
Leia +: Tite assina rescisão e não é mais técnico da Seleção Brasileira
"Um colega da escola dele começou a zoar meu filho porque ele era gordinho. Aí, o João deu um soco no rosto do menino, que caiu desmaiado. Após esse episódio, a escola mandou levá-lo no Conselho Tutelar e posteriormente a uma psicóloga, que recomendou procurar um esporte porque ele tinha muita energia. A partir daí, João Victor entrou em um projeto social aqui da área e ele foi começando a desenvolver e aprimorar cada vez mais o jiu-jitsu", contou Ana Paula Nascimento, mãe do atleta, ao ENFOCO.
Se aprimorando cada vez mais, o menino começou a chamar a atenção de olheiros do esporte e foi convidado a participar de diversos torneios nacionais e internacionais. Nem tudo, porém, foi fácil e rápido. Sem patrocinador, João e sua mãe começaram a vender trufas nas ruas de Niterói para juntar dinheiro e embarcar para os campeonatos.
Além disso, ele também já vendeu pizzas, empadas e cortava o cabelo dos amigos para conseguir a renda. Outra forma de arrecadar recursos foi criar uma 'vaquinha' para arcar com os custos das viagens.
"Procurei sem obter sucesso a ajuda na Secretaria de Esporte e Lazer de São Gonçalo. Foi aí que comecei a vender trufas nas ruas de Niterói e ele começou a se virar também", contou Ana Paula.
Para treinar, a mãe do atleta contou que ele tinha que se locomover do Salgueiro até a Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O jovem acordava 5h e só voltava 18h para estudar.
Eu me orgulho demais de ter o João como filho e ver o campeão que ele se tornou
Todo o esforço, no entanto, valeu a pena. Dedicado diariamente aos treinamentos e com a ajuda da 'vaquinha', João conseguiu embarcar em busca dos seus sonhos. A primeira viagem internacional foi para Roma, na Itália. Por lá, João Victor conquistou seu primeiro título internacional, sendo atleta destaque da competição. Depois de muita luta, muitas medalhas e conquistas, o jovem conseguiu o reconhecimento e hoje se tornou um atleta profissional.
Depois de muita luta, muitas medalhas e conquistas, o jovem conseguiu o reconhecimento e hoje se tornou um atleta profissional.
Agora, João mora em São Paulo e, por lá, ele consegue manter a forma e estudar, além de ajudar sua família. Orgulhoso, ele posta todas suas conquistas e medalhas nas redes sociais. Além de suas medalhas, o atleta ajuda diversas pessoas com cestas básicas e brinquedos que distribui em sua região.
Futuramente ele pensa em abrir um projeto social semelhante ao que conseguiu se destacar para ajudar meninos e meninas de baixa renda e mostrar que através do esporte podemos chegar longe e conquistar nossos sonhos. A mãe do atleta contou que ela também está muito orgulhosa de seu filho e disse que todo o esforço valeu a pena.
"Hoje a sensação é de dever cumprido. Eu me orgulho demais de ter o João como filho e ver o campeão que ele se tornou. Um homem batalhador e de muito caráter", finalizou a mãe.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!