Críticas
Associação de árbitros rebate Botafogo: 'Gol foi bem anulado'
Glorioso reclama de um gol anulado de Diego Costa
O Botafogo não aceitou bem a derrota para o Atlético-MG, no último sábado (16). Os cariocas reclamaram muito do gol anulado de Diego Costa nos minutos finais da partida, que daria o empate ao Glorioso. O atacante, o diretor executivo André Mazzucco e o técnico Bruno Lage atacaram a arbitragem após o confronto. Com a derrota, a diferença para o vice-líder Palmeiras diminuiu para sete pontos.
Nesta segunda-feira (18), a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) criticou o clube carioca pelos ataques. A entidade afirmou que irá entrar com uma denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Nota oficial da Abrafut
"É impressionante como é difícil pra algumas pessoas o enfrentamento da derrota, ainda que esse resultado esteja pautado nas regras do contexto em questão com transparência e retidão. No jogo entre Atlético Mineiro x Botafogo, um gol do Botafogo foi anulado corretamente pelo árbitro assistente Bruno Pires. Porém, mais uma vez a honestidade e dignidade do árbitro é questionada.
A arbitragem foi acusada pelo jogador Diego Costa de ter “metido a mão” na interpretação quanto a (sic) decisão. Logo, vamos então interpretar a fala do jogador “meter a mão “. O que ele quis dizer?
Outro posicionamento também lamentável foi o do técnico Lage: “Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim.” Continua: “Muitas coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes.” O que ele está conjecturando?
É abominável que a arbitragem seja frequentemente colocada como vilã e vítima de acusações, às vezes de forma tênue e outras vezes claramente, como desonesta.
O lance foi de impedimento claro. O árbitro de campo e os árbitros do VAR, estão fazendo o trabalho deles guiados pela regra.
É inadmissível que esse tipo de imputação pública colocando a dignidade e a ética de um trabalhador continue impune. A ABRAFUT entrará com uma nota de infração no STJD."
O que disse André Mazzuco
"Infelizmente, de novo, vimos mais uma vez um erro capital e inaceitável da arbitragem. Por mais que o Bruno Pires, assistente, com toda a educação, tenha tentado explicar, não nos convence. Tivemos um lance contra o Flamengo que não foi anulado, o Bruno Henrique estava impedido, conversamos com a CBF e hoje teve outro critério. Hoje tivemos um gol legal anulado, onde a explicação é que o zagueiro se preocupa com o Diego Costa, e vocês podem olhar o lance, o Diego Costa está parado. O zagueiro está marcando o Janderson. É inaceitável. Estou aqui em respeito à comissão técnica, aos jogadores e torcedores, falando que estamos cansados disso. Aqui, de repente, nessa coletiva, tinha que estar o Ramon (Abatti, árbitro), o (Rodrigo) Guarizo (VAR), o Bruno (assistente), dando explicação, porque sempre temos que dar a cara aqui e reclamar. É triste porque os clubes têm reclamado e nada acontece. O Botafogo é mais uma vez prejudicado com um erro capital. Não vamos aceitar isso. O Botafogo vai brigar até o fim do campeonato".
O que disse Bruno Lage
"Reforço a posição do diretor e vou meter mais o dedo na ferida. Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos, o que dá a sensação de que querem o campeonato continue animado até o fim. Já vi muitos lances de outros VAR, em outros jogos, de um critério completamente absurdo. E olha o que aconteceu nos dois últimos dois jogos, em que fomos prejudicados dessa maneira. O VAR, penso eu que veio para ajudar, quer aqui, queira em qualquer parte do mundo, e lamentavelmente tem acontecido muitos erros, não só nos nossos jogos. São em outros jogos que de alguma forma tem contribuído para a competição continuar equilibrada. Muitas coisas duvidosas, de lances inexplicáveis, que tem prejudicado e beneficiado equipes. Nós estamos com muita energia e se tiver que ser contra tudo e contra todos, será contra tudo e contra todos".
O que disse Diego Costa
"Está claríssimo que foi gol legal. Acho que eles aí meteram a mão na questão da interpretação. Nem pensou, nem olhou muito. Sabemos que para a competição ficar mais atrativa tem que deixar o Botafogo mais próximo dos adversários".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!