Esportes
Ao lado de ucraniano, atleta russo exibe símbolo militar no pódio e pode ser punido
Ivan Kuliak recebeu foi bronze na Copa do Mundo de Aparelhos
Polêmica no esporte. O atleta russo Ivan Kuliak usou adesivos para desenhar um símbolo militar ao subir no pódio pela Copa do Mundo de Aparelhos, em Doha, no Catar. Em terceiro lugar nas barras assimétricas, ele posou para as tradicionais fotos das medalhas ao lado do ucraniano llia Kovtun, que ficou com o ouro.
É possível ver nitidamente o "Z" desenhado no uniforme de Ivan. A letra é constantemente vista estampando os tanques russos durante as invasões à Ucrânia. Ela seria uma referência à frase "Za pobedu", traduzido para português como "Pela vitória". O ditado é usado pela ala militar do país.
Si hubiera sido un atentado de falsa bandera ¿no crees que al tanque ucraniano le hubieran pintado una Z rusa para que la mentira sea más creíble? Es cuestión de agarrar pintura blanca y una brocha, nada más. pic.twitter.com/WJdrrgnkCO
— AnangoGOD 🇺🇦 (@AnangoGOD) February 27, 2022
A atitude de Kuliak não causa surpresa para quem acompanha sua carreira. Em 2021, ele fez um treinamento junto às Forças Armadas da Rússia. A Federação Internacional de Ginástica abriu um processo disciplinar para analisar a situação e avaliar a possibilidade de uma punição ao atleta de 20 anos.
"Pediremos à Gymnastics Ethics Foundation que abra um processo disciplinar contra o ginasta artístico masculino Ivan Kuliak (RUS) após seu comportamento chocante na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, Catar", afirmou a entidade em comunicado oficial.
Esta foi a última participação de atletas russos em competições organizadas pela FIG. Neste Mundial, já não foi permitido o uso de bandeiras ou símbolos que façam alusão à Rússia. A partir desta segunda-feira (7), todos os atletas do país estão banidos por tempo indeterminado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!