Logo Enfoco


    Esportes

    A 11 dias da Olimpíada, Tóquio entra em estado de emergência pela quarta vez

    Publicado 12/07/2021 às 14:40 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Tóquio entrou pela quarta vez em estado de emergência. Foto: Divulgação

    A cidade de Tóquio, sede da Olimpíada que começa neste mês, entrou em um novo estado de emergência para conter a Covid-19 nesta segunda-feira (12), menos de duas semanas antes de os Jogos começarem - e em meio a dúvidas sobre a possibilidade de as medidas conterem um aumento de casos da doença.

    Na semana passada, os organizadores anunciaram que os espectadores serão proibidos em quase todos os locais de competição. O público estrangeiro já havia sido barrado meses atrás, e agora as autoridades estão pedindo aos moradores que assistam o evento pela televisão, para manter a circulação de pessoas, que poderia disseminar o contágio, no mínimo possível.

    Pesquisas de opinião mostram de forma contínua que o público japonês está preocupado com a realização da Olimpíada durante a pandemia.

    A maneira como o primeiro-ministro Yoshihide Suga lida com a pandemia - incluindo uma distribuição de vacinas inicialmente lenta - mina seu apoio. A questão é especialmente delicada antes de uma eleição nacional e da definição da liderança do partido governista no final deste ano.

    "Pediríamos às pessoas que apoiem os atletas de casa", disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em um programa de televisão dominical.

    Os Jogos, adiados em um ano por causa da pandemia, ocorrerão de 23 de julho a 8 de agosto, e o estado de emergência - o quarto da capital - dura até 22 de agosto, pouco antes do início da Paraolimpíada.

    O governo e os organizadores veem os Jogos há tempos como uma chance de exibir a recuperação japonesa de um terremoto e uma crise nuclear devastadores ocorridos em 2011.

    No sábado (10), o governador do município de Fukushima, o local de um desastre nuclear, disse que os espectadores também serão proibidos nos jogos locais de softball e beisebol, revertendo uma decisão anterior.

    Novak Djokovic, o tenista número um do mundo, disse no domingo que está dividido a respeito da participação na Olimpíada de Tóquio desde a decisão dos organizadores de impedir a presença dos torcedores e de limitar o número de pessoas que ele pode levar ao evento.

    Alguns dos maiores nomes do tênis, como Rafael Nadal, Dominic Thiem, Stanislas Wawrinka, Nick Kyrgios, Serena Williams e Simona Halep, já disseram que não atuarão nos Jogos.

    O Japão registra mais de 815.440 casos de Covid-19 e quase 15 mil mortes. Aumentos recentes em Tóquio são particularmente preocupantes em meio a uma vacinação que começou lenta e enfrenta problemas de suprimento depois de ter acelerado. Só cerca de 28% da população já recebeu ao menos uma dose de uma vacina contra Covid-19.

    Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Polícia recupera R$ 90 mil roubados de loja no Ceasa, em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Seleção Brasileira de handebol tem convocação divulgada para os Jogos

    Relacionados em Esportes