Logo Enfoco


    Entretenimento

    UFF inicia Seminário de Acessibilidade Cultural nesta quarta

    Publicado 13/08/2019 às 13:40 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    O Centro de Artes UFF realizará de 14 a 18 de agosto de 2019 o 1° Seminário de Acessibilidade Cultural, ocupando os espaços de artes visuais, Teatro da UFF, Cine Arte UFF, em Icaraí, e a Sala InterArtes, no Ingá, em Niterói.

    Diversidade, Políticas e Estratégias de Acessibilidade, Direitos Culturais, Gastronomia Acessível e Educação Inclusiva serão alguns dos temas debatidos.

    O evento marca o processo de implementação gradativa de recursos de acessibilidade cultural na programação do espaço e se soma ao esforço institucional de fazer da UFF uma universidade cada vez mais inclusiva. 

    A inscrição nas mesas e rodas de conversas do seminário será gratuita e realizada pelo link https://forms.gle/AVTPrHsM8NtET8ar6

    O Seminário de Acessibilidade Cultural contará com mesas e rodas de conversa, cujas inscrições serão online ou presencial, dando direito a certificado mediante 75% de presença do participante. A inscrição é fundamental também que a produção do evento conheça melhor o perfil dos frequentadores e dos recursos assistivos necessários.

    Serão disponibilizados recursos assistivos como intérpretes de Libras; programa em Braille, com fonte ampliada e alto contraste; apoio de monitores voluntários para orientar ou conduzir os frequentadores ao longo do evento; além de QR Code (com audiotextos) para as exposições da Galeria de Arte UFF, "Desenho-Caminho" e “Agarrar-se a pedras afiadas” (com algumas peças táteis), e do Espaço UFF de Fotografia, “Cartografias: outros olhares”.

    O local do evento não dispõe de estacionamento, mas pessoas com mobilidade reduzida poderão ter acesso ao pátio da Reitoria da UFF para embarque e desembarque, mediante inscrição prévia mencionando essa condição.

    Mais sobre o Seminário de Acessibilidade Cultural

    O Seminário visa estimular reflexões e aproximações da temática a partir de experiências e relatos, pesquisas e projetos experimentais de e com pessoas com deficiência, e dar visibilidade a iniciativas individuais e institucionais em prol da cultura acessível - do direito à cidadania cultural plena da pessoa com deficiência.

    O evento ainda tem como objetivo fomentar intercâmbios dentro e fora da comunidade acadêmica da UFF, a fim de proporcionar a construção de parcerias e redes de acessibilidade, para futuras ações  conjuntas que venham a fortalecer o movimento em prol do direito à acessibilidade cultural a públicos diversos.

    Dentro da programação, Nathan Braga e Marisa Florido (respectivamente, artista e curadora da exposição “Agarrar-se a pedras afiadas”); Fernanda Andrade (artista da exposição “Desenho-Caminho”) e Jéssica Siqueira Luiz (coordenadora do Projeto Turismo, Hospitalidade e Inclusão - UFF) conversarão com o público sobre seus trabalhos em artes visuais no Encontro com Artistas.

    Um dos destaques da Sala Interartes é a Master-class com o realizador francês Jules Thenier, que desenvolve projetos audiovisuais como diretor e roteirista.

    A semana contará ainda com a exibição gratuita de filmes da Mostra de Cinema Sem Diferenças (Festival International du Film sur le Handicap, França), em sua primeira edição no Brasil, com acessibilidade (audiodescrição, LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos), janela LIBRAS).

    Também faz parte da programação, mediante cobrança de ingressos, o espetáculo teatral Ponto de Vista, comédia com o ator Jeffinho Farias, do programa A Praça é Nossa. Jeffinho, que é cego, apresenta ao público de maneira bem humorada algumas das situações que ele mesmo vivencia, além de causos baseados em histórias reais. Relacionamentos, tendências contemporâneas e moda são alguns dos ingredientes desse saboroso cardápio. 

    A inscrição nas mesas e rodas de conversas será gratuita e realizada pelo link (com direito a certificação): https://forms.gle/AVTPrHsM8NtET8ar6 . Espetáculo “Ponto de Vista”, com cobrança de ingressos.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Agentes do MP atacados a tiros em São Gonçalo

    Próximo artigo
    >

    Abandono no Jardim Interlagos, em Maricá

    Relacionados em Entretenimento