Entretenimento
Três tipos de aplicativos que você deve evitar baixar no celular
Às vezes, a promessa de solução para problemas frequentes pode esconder vírus ou sobrecarregar ainda mais os celulares Há aplicativo de todo tipo e para todo gosto. Tem app para aprender idiomas, retocar fotografias, pedir comida e gerir senhas. Mas nem todos são igualmente confiáveis. Há apps que preocupam usuários e empresas não apenas por ocuparem muito espaço. Eles podem ser fontes de vírus e malwares (softwares maliciosos), e muitos são capazes de encher o celular de publicidade.
Somente neste ano, o Google removeu mais de 700 mil aplicativos de sua loja online, pois era considerados “maliciosos”. Este número é 70% maior do que o registrado em 2016.
Confira abaixo a lista:
- Apps que prometem economizar bateria
“Os aplicativos para poupar bateria são, em sua maioria, mentirosos. Esses apps não oferecem uma solução para um dos problemas mais odiados em todo o mundo. Prometem milagres”, escreveu Eric Ferrari-Herrmann, jornalista especializado em tecnologia.
De acordo com o especialista, a melhor maneira de economizar a bateria é gerenciar o próprio consumo e eliminar outras aplicações que usam muitos dados. Colocar o aparelho em modo noturno, reduzir o brilho da tela, desativar o wi-fi ou ou bluethooth, também pode ajudar.
2. Apps que limpam o telefone
Segundo o especialista José Garcia-Nieto, esse tipo de aplicativo “desacelera o telefone, substitui a tela de bloqueio e nos leva a baixar mais aplicativos do desenvolvedor”, disse. “Não funciona para absolutamente nada”, acrescenta.
É recomendável que o usuário elimine os dados cache, acessando por meio do item armazenamento as configurações do aparelho. O especialista ainda sugere não confiar em apps que prometem limpar a memória RAM.
3. Apps que esfriam o celular
O superaquecimento do aparelho pode ocorrer por exposição ao sol, vírus, problemas com a bateria ou pelo uso por grandes períodos. No entanto, especialista recomendam não usar essas ferramentas para “refrescar” o celular.
De acordo com eles, esse tipo de aplicativo sobrecarrega ainda mais o telefone e o melhor jeito é deixá-lo desligado por um tempo.
Outras recomendações da BBC News:
- Baixar apps nas lojas oficiais da Apple e da Google
- Evitar arquivos com extensão “.apk”
- Não baixar apps que prometem soluções milagrosas
- Atualizar as configurações do aparelho com frequência
- Não confiar apenas no antivírus
BBC news
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!