É de Casa
Talitha Morete se pronuncia sobre acusação de racismo em programa
Apresentadora pediu convidada negra para servir cocadas
A apresentadora Talitha Morete pediu desculpas depois de ser acusada por internautas de racismo, durante o programa 'É de Casa', no último sábado (11). Na ocasião, Thalita pediu para que a convidada Silene, que preparou cocadas e é negra, servisse os demais participantes. Após a repercussão negativa, ela se manifestou nesta terça (14) pedindo desculpas à convidada e a todos.
O pronunciamento foi feito por meio de um post no Instagram.
"Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado, eu tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer."
Ela agradeceu ao seu colega de trabalho e também apresentador do programa, Manoel Soares, que diante da situação interferiu, impedindo que a convidada servisse o pessoal.
"Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete."
Manoel deixou um comentário no post de pronunciamento de Talitha. "Acho que o mais importante é dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, você não só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você", comentou.
O caso
Dona Silene era a convidada do programa para ensinar a receita de sua cocada ao vivo. Com a bandeja do doce na mão, Talitha pediu para que Silene servisse os outros convidados. "Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa e servir todo mundo. Por favor, pode oferecer que está todo mundo querendo sua cocada", disse a apresentadora.
O apresentador Manoel Soares, que também é negro, interferiu e impediu que a convidada servisse os demais. "Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o garçom e você vai me orientar para quem servir, porque você não vai servir ninguém", disse Soares, assumindo o papel de garçom no programa.
A atitude de Talitha repercutiu na internet e a apresentadora está sendo acusada de racismo estrutural. Enquanto isso, alguns internautas elogiaram a postura de Manoel, que tomou a frente da situação.
Aula de como lidar com o racismo estrutural. Parabéns Manoel Soares 👏🏿 pic.twitter.com/CCBTKmjoJZ
— Lázaro Rosa 🇧🇷🚩 (@lazarorosa25) June 13, 2022
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!