LGBTQIA+
Saiba quem é Cláudia Celeste, homenageada pelo Google hoje
Artista foi a primeira travesti a atuar na TV
Se você realizou uma pesquisa no Google nesta segunda-feira (22), certamente identificou a figura de uma mulher no "doodle", uma homenagem no buscador. Trata-se de Cláudia Celeste, a primeira artista transexual a contracenar em uma novela brasileira.
Natural de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, Cláudia começou sua carreira artística como dançarina em 1973, em um palco em Copacabana, na Zona Sul, aos 21 anos. Três anos depois, a mulher venceu o concurso Miss Pop Brasil.
O sucesso como dançarina elevou a carreira da artista. Em 1977, o diretor de TV Daniel Filho a convidou para atuar em "Espelho Mágico", da TV Globo. No entanto, ao descobrirem que Cláudia era travesti, as cenas foram retiradas do ar.
Em 1988, Cláudia interpretou a garota de programa Dinorah, em "Olho por Olho", da extinta TV Manchete. Esta foi a primeira personagem fixa protagonizada por uma travesti, se tornando um ícone para a comunidade LGBTQIA+ na época.
A atriz morreu em 2018, aos 66 anos, por causa de uma pneumonia. Há quatro anos, Cláudia vem sendo homenageada pelo Google.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!