Entretenimento
Palácio dos Livros: cultura e leitura em comunidade de Niterói
Com ideia de incentivo à leitura e expansão de diversidade cultural para moradores de comunidades, um grupo de cinco amigos criou uma estante de livros gratuitos e vem fazendo sucesso entre os residentes no Morro do Palácio, no Ingá, na Zona Sul de Niterói.
Lançado durante o período da pandemia do coronavírus, o projeto Palácio dos Livros conta com doações de livros de diversos setores por parte de admiradores e vem conquistando o coração de crianças e adolescentes que passam pela Travessa Maestro Ricardo Ferreira, no Ingá, local que dá acesso a uma das principais comunidades da Zona Sul de Niterói.
Um dos criadores do projeto, Rodrigo Pedrosa, de 52 anos, afirmou que eventos, como contações de histórias, estão sendo desenvolvidos.
“É importante lembrar que não estamos aqui para segmentar setores de leitura. Estamos com esse projeto para proporcionar e levar cultura para os moradores do Palácio. A ideia vem se disseminando entre os moradores e tem feito bastante sucesso. Os próprios moradores aderiram e vem fazendo doações de lucros e isso nos faz muito feliz. Quem quiser ler, é só passar aqui, levar para casa e disseminar a ideia”, disse o artista plástico.
Com um acervo de aproximadamente 300 livros, o projeto é marcado por uma diversidade de livros, que foge de uma segmentação política, religiosa ou cultural. O jornalista Marcelo Valle, de 47 anos, ressaltou que a estante dos livros é alterada com novos conteúdos.
“Não estamos aqui para ‘empurrar’ livros nos moradores e sim para mostrar que existe o outro lado da vida. São conteúdos históricos que levam ao crescimento intelectual e pessoal”, disse o jornalista.
Os outros integrantes do projeto são a psicóloga Maria Machado, de 51 anos, o psiquiatra Hugo Fagundes, de 62 anos e a pedagoga Juliana Costa, de 27 anos.
Quem tiver interesse em conhecer o projeto, a estante do projeto fica na Travessa Maestro Ricardo Ferreira, 31, no Ingá. Além disso, os admiradores de livros podem conhecer o Instagram do projeto (@palacio.doslivros).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!