Entretenimento
O que fazer quando você receber um e-mail com sua senha no assunto?
A ESET (empresa de segurança na internet), alertou sobre uma nova campanha maliciosa que assustando pessoas que estão recebendo emails com suas senhas expostas logo no assunto. E o pior que que além das senhas, muitos cibercriminosos também realizam a extorsão após obter vídeos íntimos dos usuários obtidos em seus PCs.
O que fazer se você for a vítima? Para entender melhor esse barulho, leia no final da matéria o email que é enviado para os alvos na íntegra
Segundo Lucas Paus, especialista em segurança da informação da ESET América Latina, "ao conversar com várias vítimas dessas campanhas maliciosas, todos expressaram grande preocupação e angústia ao sentir que sua privacidade havia sido violada. Alguns disseram que, embora a senha que foi incluída no assunto do e-mail fosse antiga, a partir do que aconteceu eles queriam deixar o mundo digital".
Não responda a este tipo de e-mail e entenda que isso é parte de uma fraude
Então, como os cibercriminosos conseguiram essas senhas? De acordo com a ESET, elas foram coletadas por meio de brechas de segurança de serviços nos quais as vítimas estavam inscritas. Se você tiver dúvidas se o seu e-mail também foi comprometido, há um serviço que pode sanar suas dúvias: Have i Been Pwned.
Após o comprometimento desses dados e a divulgação inadvertida em diferentes sites, os cibercriminosos tiveram acesso aos conjuntos alfanuméricos. "Por trás de toda campanha maliciosa existe um propósito econômico que motiva o crime.
Para se proteger, segundo a ESET, não responda a este tipo de e-mail e entenda que isso é parte de uma fraude. Além disso, adquira o hábito de alterar as senhas periodicamente, use soluções de segurança confiáveis, atualize o sistema operacional dos dispositivos utilizados e ative o segundo fator de autenticação, permitindo que você aproveite a tecnologia com segurança.
Fonte: TecMundo
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!