Logo Enfoco


    Entretenimento

    Museu do Ingá de portas abertas com obras de mulheres artistas

    Publicado 09/03/2021 às 14:54 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Museu do Ingá de portas abertas com obras de mulheres artistas
    Exposição fica no museu durante todo o ano. Foto: Divulgação

    O Museu do Ingá, espaço da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), em Niterói, está de portas abertas ao público. A partir desta terça-feira (9) o público pode conferir a exposição Múltiplos Olhares - Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ.

    A mostra reúne 150 obras de centenas de mulheres artistas constantes nos acervos dos espaços FUNARJ, vindas de várias partes do Brasil, e selecionadas por suas contribuições históricas à arte do país.

    De acordo com a FUNARJ, os trabalhos são de diversas escolas e épocas, feitos em diferentes formatos e suportes, distribuídos em percursos temáticos unindo artes visuais e cultura popular, que incluem obras de Maria Graham, Lúcia Laguna e Rosana Paulino, assim como as de nomes fundamentais da arte no Brasil, como Tarsila do Amaral, Djanira e Anita Malfatti.

    A exposição tem curadoria colaborativa de Ana Cavalcanti, da Escola de Belas Artes da UFRJ; Ana Pessoa, da Fundação Casa de Rui Barbosa; e Janaina Melo, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e concepção e coordenação geral de Douglas Fasolato; Coordenador de Museus da FUNARJ.

    "Muitas dessas artistas obtiveram reconhecimento em vida, outras post-mortem, mas todas conquistaram o mesmo espaço, lado a lado, sem hierarquias, nesta exposição”, diz Douglas Fasolato.

    A exposição fica aberta ao público durante todo o ano, e também contará com exposições temporárias, realizadas simultaneamente à mostra principal, que promoverão importantes diálogos com outras artistas do próprio acervo e convidadas.

    Destas, a primeira será a mostra em comemoração ao centenário de nascimento da gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte e professora Fayga Ostrower, cujo acervo acaba de ser doado ao Museu do Ingá por seus filhos, Ana Leonnor (Noni) e Karl Ostrower.

    O visitante pode conferir a exposição de quarta a sábado, de 12h às 17h. Nesta primeira semana, o museu ficará aberto de terça a sábado, retomando seus dias normais de funcionamento na semana seguinte.

    O Museu do Ingá fica localizado na rua Pres. Pedreira, número 78, no Ingá, em Niterói, e a entrada é gratuita.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Bicicletas gratuitas a partir desta terça em Maricá

    Próximo artigo
    >

    Rio tem mais de 3 mil autuações a bares e restaurantes

    Relacionados em Entretenimento