Implante
MC Marcinho vai ficar com coração artificial até transplante
Cantor ficará internado pelos próximos meses
MC Marcinho permanecerá internado nos próximos meses após receber um coração artificial. Os médicos consideram seu quadro estável e afirmam que a operação foi bem-sucedida. Ele vai precisar permanecer na unidade até receber o transplante do órgão.
O artista está intubado e respirando com a ajuda de aparelhos, porém está começando a despertar. A cardiologista Jaqueline Miranda, responsável pelo programa de transplante cardíaco da Rede D'Or, disse ao "G1" que MC Marcinho tem respondido bem ao tratamento e está lúcido e cooperativo.
Leia+: MC Marcinho é submetido a uma nova cirurgia no coração
Leia+: Internado, MC Marcinho tem piora no estado de saúde
"Tem todos os exames muito bons, e a gente considera um sucesso o implante da bomba", afirmou.
MC Marcinho está internado desde o final de junho devido a complicações de insuficiência cardíaca e renal. Ele sofre de doenças crônicas há cerca de dez anos, incluindo diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada.
Inicialmente, foi utilizado o ECMO, um equipamento que atua como um pulmão artificial e oxigena o sangue fora do corpo. No entanto, os médicos optaram pela implantação de um coração artificial, que consiste em duas bombas: uma para oxigenar o sangue na circulação pulmonar e outra para distribuir o sangue pelo corpo.
O procedimento de implante do coração artificial é pouco comum no Brasil e requer tecnologia avançada, equipe especializada e alto custo. Trata-se de uma solução temporária, com a indicação de transplante em três ou quatro meses.
O objetivo atual é manter MC Marcinho estável durante esse período e avaliar os próximos passos para sua recuperação. A cardiologista Jaqueline Miranda ressalta que a bomba utilizada não é permanente e espera-se que seja substituída por um transplante, considerando a condição prévia do coração do cantor.
"Ela dura de 3 a 4 meses, no máximo. Então, a gente tem a expectativa de tirá-la, provavelmente para um transplante, não para recuperação do coração que ele tem, que a gente sabe que é previamente doente", explicou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!