'GNX'
Kendrick Lamar lança novo álbum de surpresa e agita fãs
Trabalho conta com 12 faixas e 44 minutos de duração
Considerado um dos rappers mais importantes da atualidade e conhecido por sua imprevisibilidade, Kendrick Lamar lançou de surpresa, nesta sexta-feira (22), seu quinto álbum, o "GNX", e levou seus fãs à loucura. O novo trabalho tem 12 faixas inéditas e 44 minutos de duração.
O álbum conta com participações de SZA nas faixas "Luther" e "Gloria", além da presença da cantora Deyra Barrera na introdução de algumas músicas. Também estão presentes no álbum rappers como Sam Dew, Dody6, AzChike, Wally the Sensei, Hitta J3, Young Threat e Peysoh.
Entre os colaboradores, o nome mais inesperado é o de Jack Antonoff, que assume a produção executiva do disco. Ex-guitarrista da banda "Fun" e líder do grupo "Bleachers", Antonoff é amplamente reconhecido no universo pop, tendo trabalhado com artistas como Lorde, Lana Del Rey e, principalmente, com Taylor Swift.
Sua associação com um álbum de hip-hop causou surpresa tanto entre os fãs de pop quanto de rap.
Outros produtores, como Sounwave e Mustard, também assinam faixas do álbum, o que resulta em uma combinação que abrange uma variedade de influências dentro do rap. O "GNX" traz músicas que têm o potencial de se tornar hits, ao mesmo tempo em que inclui faixas nas quais Lamar compartilha histórias pessoais e canções mais introspectivas.
A sonoridade do álbum é construída de forma a fazer com que cada faixa se destaque individualmente, enquanto o conjunto completo transmite uma narrativa que segue uma sequência cronológica.
Sucesso, indicações e tretas
Kendrick Lamar, pela primeira vez, será o artista principal do show do intervalo do Super Bowl LIX, que acontecerá em 2025. Além dessa grande conquista, ele também acaba de receber sete indicações ao Grammy, incluindo as disputadas categorias de "Canção do Ano" e "Gravação do Ano", com o sucesso "Not Like Us", que faz referência a uma briga que ele teve com o cantor Drake.
O clipe da música foi lançado em julho deste ano. No "diss", termo usado para canções que têm o objetivo de fazer um "exposed" ou insulto, Kendrick diz que Drake tem relações com menores de idade e que precisa de ajuda de outros artistas para ganhar fama e se consolidar na cena hip hop.
Lamar já conquistou 17 Grammys em sua carreira, além de um Pulitzer, diversos MTV Music Awards, Billboard Music Awards e YouTube Music Awards. À sua frente, estão ícones do rap como Jay-Z e Kanye West, que lideram a lista de Gammys com 24 vitórias. Eminem conquistou a premiação em 15 oportunidades, e Pharrell Williams 13 vezes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!