Horário de Verão
Gagliasso faz pedido para futuro governo e vice de Lula responde
Post do artista viralizou em rede social
O ator Bruno Gagliasso pediu, via Twitter, ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), que incluísse o retorno do Horário de Verão no plano de transição do governo, a ser chefiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedor das eleições 2022.
Post feito nesta quinta-feira (3) viralizou na rede social e atingiu mais de 78,5 mil curtidas até a publicação da reportagem.
O próprio Alckmin retornou ao pedido do artista e digitou dois emojis de bloco de notas e caneta, numa clara forma de anotação do pedido.
📝📝
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) November 4, 2022
Historicamente, o Horário de Verão tinha como principal objetivo a redução de consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, como nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde, "o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico".
De acordo com o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a Hora de Verão ficava instituída no Brasil da seguinte forma:
“A partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que tinha coincidência entre o domingo previsto para o término da Hora de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento da Hora de Verão dar-se-á no domingo seguinte”.
O Horário de Verão era aplicado nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!