Entretenimento
Festival Literário de SG promove seminário 'Escritas Pretas'
O Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo), promove a partir desta quinta-feira (19), o 1º Seminário Escritas Pretas, que será totalmente online e gratuito. O evento visa contribuir no entendimento da luta contra o racismo e tem o incentivo da Lei Emergencial de Cultura, a Lei Aldir Blanc.
O evento vai até o próximo domingo (21) e reunirá pesquisadores, professores, escritores e artistas que participarão de painéis e ministração de oficinas, centralizando uma reflexão em busca de outra forma sócio-histórica de conhecimentos que foram invisibilizados e estigmatizados no campo das relações étnico-raciais.
Nesta quinta-feira (19), a partir das 10h, acontece a abertura oficial do evento, com Conferência do escritor Éle Semog, secretário executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas. Também acontece na quinta uma oficina de arte indígena.
No domingo, último dia do evento, será realizada uma oficina sobre samba-enredo, ministrado pela Professora Helena Theodoro, pesquisadora da cultura africana e afro-brasileira, além de rodas de conversa sobre a importância do resgate histórico do movimento.
No compasso do samba, o evento contará com as presenças de Jerônimo Gegê (presidente da ala dos compositores da Estação Primeira de Mangueira), Wanderley Borges (A voz da Sapucaí) e os compositores de samba enredo: Márcia Lopes (poetiza e integrante do Movimento de Compositores "Samba na Fonte/RJ"), Eric Costa e Rafael Raçudo (Porto da Pedra), e o sambista e escritor Paulinho Freitas.
Segundo Alberto Rodrigues, um dos organizadores do evento, o Escritas Pretas "simboliza a jornada dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo, em março, propondo uma reconfiguração das rasuras da historiografia oficial excludente que fomentou o apagamento sistemático das culturas e escritas pretas, bem como a dos povos originários, modelando os efeitos da colonização e da colonialidade do poder sobre formas de expressão escrita e demais práticas artísticas/culturais".
Para mais informações sobre o Seminário acesse o canal do YouTube Q-Cria e o Instagram @flisgo, e o evento será veiculado no YouTube do Canal Q-Cria.
Confira a programação completa:
19 de fevereiro
10h - Roda de Conversa | Roda de Conversa Cosmovisões X Moda, qual é a sua tendência.
13h - Mostra de Artes Indígenas
15h - Abertura
16h - Painel | Escrita da Fé
18h - Painel | Historicidade da Escrita
20h - Painel | A lei escrita: Poder e Representatividade
20 de fevereiro
10h - Oficina| “Antologias de mulheres negras: aquilombar, criar e publicar”
13h - Mostra de Texto de Autores Pretos/as e Indígenas
15h - No Flisgogó com Lua Oliveira
16h - Painel | Escritas e Arte
18h - Painel | Narrativas Negras e indígenas: perspectiva autoral e social.
20h - Painel/ Educação e Racismo: Escrita negra e indígena como estratégia de intervenção.
21 de fevereiro
10h - Oficina | “Descobrimento do Brasil pelas escolas de samba”
13h - Mostra Lembranças de um carnaval
15h - No Flisgogó com Wanderley Borges "A voz da Sapucaí"
16h - Painel | A escrita do samba
18h – Encerramento
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!