História
Exposição gratuita celebra 50 anos da Ponte Rio-Niterói
Grupos poderão agendar visitas mediadas com intérprete de Libras
Uma exposição gratuita que celebra os 50 anos da Ponte Rio-Niterói será inaugurada no próximo dia 23 de novembro, às 15h, no Espaço Cultural dos Correios, em Niterói. A mostra reúne vídeos, fotos e depoimentos sobre os bastidores da construção da ponte.
Durante a abertura, será lançado o livro "Ponte Rio-Niterói: 50 anos conectando histórias", que estará disponível para download gratuito em breve no site.
O evento integra as comemorações do cinquentenário da Ponte, celebrado em 4 de março deste ano, e também marca o aniversário de 451 anos da cidade de Niterói e os 110 anos do Palácio dos Correios. A visitação vai até o dia 11 de janeiro de 2025.
Entre as atrações da exposição, destacam-se óculos de realidade virtual que permitem uma experiência imersiva ao explorar a Ponte por dentro e sobrevoá-la. O público também poderá participar de um quiz para testar seus conhecimentos sobre a obra.
O conteúdo audiovisual foi produzido pelo Museu da Pessoa e inclui depoimentos que abordam o impacto socioeconômico e cultural da Ponte, apresentados por mergulhadores, engenheiros, usuários e outros personagens ligados à história da construção.
A organizadora da mostra, Gisele Pennella, ressaltou a importância do projeto.
"Realizamos este projeto no ano de comemoração dos 50 anos de inauguração da Ponte Rio-Niterói, um grande patrimônio brasileiro, sobre o mar da linda Baía de Guanabara. Todas as ações que vamos realizar foram especialmente pensadas para compor um guarda-chuva comemorativo, valorizando nossa cultura, nosso patrimônio e as pessoas que fizeram e fazem parte desta história", afirmou.
A visitação será aberta de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h. Grupos poderão agendar visitas mediadas, que incluem intérprete de Libras, pelo telefone (21) 2503-8550.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!