Entretenimento
Exposição "Eu-mulher" homenageia Conceição Evaristo
Nesta próxima terça-feira (6), às 16h, acontece a abertura da exposição “Eu-mulher apresenta Conceição Evaristo” na Sala Carlos Couto em Niterói.
A mostra é composta de fotografias, vídeos, livros da homenageada e de outras autoras que fazem parte da vida de Conceição, como Geni Guimarães e Carolina Maria de Jesus.
Conceição Evaristo nasceu em uma favela de Belo Horizonte (MG) e compõe romances, contos e poemas que revelam a condição do afrodescendente no Brasil. Ela escreve desde a juventude, mas só começou a publicar seus textos aos 44 anos – em 1990. Com seis livros lançados até 2017, ela é referência no que diz respeito à arte como ferramenta na luta contra o racismo e o machismo.
Toda obra é marcada por questões raciais, de gênero e de classe. Entre os prêmios que Conceição ganhou estão: Prêmio Jabuti 2015 - Categoria conto - "Olhos d'água”; Prêmio Faz a Diferença - Jornal O Globo 2016 - Categoria - Prosa; Prêmio Revista Claudia 2017 - Categoria – Cultura.
A escritora estará presente na abertura da exposição que tem curadoria de Teca Nicolau.
A visitação vai até o dia 28 de março, de terça a sexta, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 15h às 18h.
A Sala Carlos Couto é anexa ao Teatro Municipal de Niterói que fica na Rua XV de novembro, 35, Centro, Niterói.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!