Barbaridade, tchê!
Ex-BBB Matteus se declara negro para estudar; confirma faculdade
Gaúcho cursou Engenharia Agrícola, em 2014
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), localizado no Rio Grande do Sul, emitiu uma nota confirmando que o ex-participante do "Big Brother Brasil 24", Matteus Amaral, ingressou no curso de Engenharia Agrícola por meio de vagas reservadas para candidatos pretos/pardos.
A instituição esclareceu que, na época, o único documento necessário para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato, conforme estipulado pela Lei de Cotas de 2012.
Leia +: Cauã Reymond comemora recuperação de sua cadela Shakira
Leia +: Anitta leva famosos para arraiá com celulares proibidos no Rio
Leia +: Saiba onde rola festa junina em Niterói neste fim de semana
Segundo o comunicado do IFFar, Matteus Amaral Vargas matriculou-se no curso de Engenharia Agrícola em 2014, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O edital nº 046/2014, que é público, traz o resultado da seleção, confirmando que a inscrição de Matteus foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. No entanto, desde 2021, o curso não é mais oferecido pelo IFFar, e Matteus não é mais estudante da instituição.
O instituto destacou a importância de deixar claro que, em 2014, a única exigência para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato, sem mecanismos de verificação ou comprovação. Os editais da época alertavam, no entanto, que fraudes na autodeclaração poderiam resultar na perda da vaga e em penalidades legais.
Leia a nota na íntegra:
O caso
Matteus Amaral, vice-campeão do "Big Brother Brasil 24", teria se declarado negro para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no campus de Alegrete do IFFar, utilizando cotas destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. Durante o quinto semestre do curso, Matteus trancou a matrícula para cuidar de sua avó.
O IFFar reforçou que segue os ditames legais e que as normas vigentes em 2014 não previam verificação adicional além da autodeclaração, um cenário que vem sendo revisado por várias instituições de ensino desde então.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!