Entretenimento
Disque Denúncia inova e entra no mundo gamer
Com o lançamento do game exclusivo – “Desencane” – e de uma campanha publicitária, no próximo dia 5, o Disque Denúncia apostou na gamificação como estratégia para promover a conscientização do combate ao roubo de combustíveis em dutos.
Vistos como potencialmente motivadores, os games convidam ao engajamento e despertam a curiosidade dos usuários, criando um ambiente lúdico com aplicação de elementos de competição, regras, metas e pontuações para despertar interesse do público. Além disso, o jogo está diretamente ligado à tecnologia e ao universo digital, trazendo uma abordagem direcionada para a conexão com as gerações mais jovens.
Para Zeca Borges, coordenador-geral do Disque Denúncia, o desafio do game é chamar a atenção das pessoas de uma forma inovadora, além de estimular melhores denúncias sobre quadrilhas especializadas que atuam na vida real.
“Não queremos apenas um ranking onde constem as pontuações dos jogadores. Queremos algo que faça o usuário pensar, já que a mecânica de jogos incentiva os colaboradores a buscar conhecimento de uma forma divertida e que promova o engajamento com o tema”, disse o coordenador.
O jogo é gratuito e está disponível para baixar e jogar em celulares Android e iPhone (iOS), basta acessar as lojas Google Play Store ou Apple Store. Também é necessário que o smartphone atenda aos requisitos mínimos de download do game (Sistema operacional Android 10 ou iOS 11.4.1. – 18Mb de espaço em disco sendo recomendado 2Gb de memória).
O game é do gênero plataforma, composto por obstáculos, inimigo e objetos bônus. Nele o jogador terá que percorrer um caminho encaixando o maior número de peças de dutos de combustíveis, sem deixar que o líquido acabe.
Além disto, será necessário desviar de obstáculos na tela ou perderá pontos. A atenção ficará voltada para um ladrão de combustíveis que poderá aparecer na tela e o jogador terá que ligar de forma fictícia e anônima para o Disque Denúncia denunciando o criminoso.
A programação e o desenvolvimento do “Desencane” ficaram por conta da agência NEONET.com.br, com mais de 20 anos de experiência em aplicativos e soluções multimídia. Marcos Woody, diretor da agência, explica: “todo cenário do jogo foi criado com o objetivo de usar o artifício da gamificação para conscientizar o público sobre o crime do roubo de combustíveis. A ideia é dar visibilidade para um tema sério, mas de forma descontraída, permitindo que as pessoas entendam a importância de denunciar”.
O Disque Denúncia conta com canais específicos para denúncias à disposição da população. O telefone (21) 2253 117 e o App “Disque Denúncia RJ”.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!