Diversão
De São Gonçalo para o mundo: BGS reúne milhares em São Paulo
Maior feira de games da América Latina termina neste domingo
O festival Brasil Game Show chegou em sua décima quarta edição repleta de atrações em São Paulo. O evento, que já conta com mais 2,5 milhões de frequentadores em suas edições, termina neste domingo (15). Quem também esteve por lá foi a gamer, moradora de Niterói, Karen Regina. Ela falou com exclusividade para o Enfoco com um dos responsáveis pela BGS, Marcelo Tavares, que surpreendeu ao revelar que a maior feira de games da América Latina nasceu em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
“A Brasil Game Show surgiu da paixão por games, e ao acompanhar os grandes eventos relacionados na Europa, Estados Unidos e Japão, principalmente, em setembro de 2002 eu fiz um encontro para colecionados de games no bairro Alcântara, em São Gonçalo, foi o ‘Game Churrasco’”.
Posteriormente em 2009, realizado no Canto do Rio Futebol Clube, em Niterói, o evento se tornou oficial, e atualmente é reconhecido como a maior feira de games da América Latina, lotando os pavilhões da Expo Center Norte (SP).
Eu acho que a BGS contribuiu muito para a evolução do mercado dos games no Brasil. Na primeira edição eram 10 milhões de jogadores, hoje já são 101 milhões”
Desafios
Com o crescimento do mercado voltado para jogos eletrônicos, Marcelo falou sobre os desafios de organizar o evento:
“O maior desafio é reunir tantas empresas no mesmo lugar e com o mesmo interesse, que é fortalecer o mercado de games e trazer as novidades da tecnologia do mercado mundial para o Brasil.”
O representante da BGS destacou ainda a importância do segmento esportivo e a presença das mulheres no setor:
“São vários campeonatos aqui, o CS Go feminino, que é uma bandeira que nós fazemos questão levantar, com a presença de mulheres. Temos a equipe da Fúria presente no CS Go masculino, que já conta com grande destaque no cenário nacional. Além das principais organizações de esportes, todas com o seu devido espaço”.
Para o CEO da empresa Game Station Alexandre Moraes, há 25 anos no mercado games e parques no Brasil, participar da BGS foi um casamento que deu certo.
“É o público da BGS acostumado a consoles e jogos on-line sozinho em casa e a nossa proposta de trazer a família para todos se divertirem e jogarem juntos. É isso o que a Game Station oferece”, explica.
Inclusão
A BGS também apostou na inclusão, através da Game Station, com um espaço exclusivo para autistas
“A Game Station se preocupa bastante com a questão social. E como o evento é grande e com muito barulho, desenvolvemos uma área mais confortável e tranquila para que os autistas coloquem seus abafadores e seus pais tenham um momento de mais conforto para relaxar”, esclarece.
A décima quarta edição da BGS segue com diversas atrações, concursos, shows e apresentações. E evento termina neste domingo, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!