Logo Enfoco


    Entretenimento

    Companhia de Ballet de Niterói apresenta espetáculo de Cora Coralina no fim de semana

    Publicado 09/11/2021 às 15:52 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Companhia de Ballet de Niterói apresenta espetáculo de Cora Coralina no fim de semana
    A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói leva ao palco do Teatro Municipal o espetáculo “Pedra Doce - Poética de Cora Coralina”. Foto: Divulgação

    A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói leva ao palco do Teatro Municipal no próximo fim de semana (12, 13 e 14), a poesia e os contos da escritora goiana Cora Coralina, através do espetáculo “Pedra Doce - Poética de Cora Coralina”.

    A dramaturgia do espetáculo foi conduzida pela coreógrafa Ana Vitória Freire, que afirma que trabalhou para replicar a vida simples de Cora, reconhecendo sua potência como uma mulher à frente do seu tempo. As cenas apresentadas vão abordar sua vitalidade na escrita e o retorno à casa onde ela passou grande parte da sua infância. Os espetáculos ocorrem nos dias 12, às 19h, e 13 e 14 de novembro, às 18h.

    Toda a coreografia foi criada pelos próprios bailarinos, inspirados em passagens dos poemas de Cora durante os ensaios. Para o diretor Artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, Fran Mello, este é o foco principal do espetáculo: correlacionar a fisicalidade com a leitura, frase por frase e ressoar no corpo um diálogo direto com as palavras dos poemas.

    “Nenhum movimento corporal foi utilizado sem que houvesse uma sintonia com os textos dela. O espetáculo busca correlacionar a escrita de Cora, seus ímpetos e necessidades em escrever, com a dos corpos dos bailarinos ao ler (ou ouvir) seus poemas”.

    Fran Mello

    Permeado de memórias, o público será contagiado na plateia com o aroma do doce de coco feito em cena. Todo o trabalho literário de Cora se refere a sua vida pessoal. Assim, este espetáculo também segue uma linguagem biográfica, retratando sua vida vendendo doces e entregando seus escritos aos clientes. A poesia de Cora Coralina atravessa gerações, pois permite fácil identificação do leitor com seus escritos.

    Protocolos Sanitários

    De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.O compromisso é com o bem-estar e a saúde do público, colaboradores e dos artistas que passam pelo Theatro Municipal de Niterói. Todos os protocolos sanitários são adotados, como aferição de temperatura, presença de totem de álcool em gel e tapetes de higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras e capacidade reduzida do local. O acesso ao espaço apenas acontecerá mediante o cumprimento das normas de segurança indicadas nos cartazes e banners.

    Ficha técnica

    Direção artística e concepção - Fran Mello

    Dramaturgia - Ana Vitória Freire

    Criação Coreográfica - Todo o elenco

    Ensaiadora - Fabiana Nunes

    Assistente de Ensaio - Fabrícia Ribeiro

    Iluminação - Paulo Cesar Medeiros

    Figurino - Fran Mello

    Cenografia - Jorge Roriz

    Assistente de cenografia - Wescley Menezes Lima

    Fotografia - Luiz Kerche e Nadia Mathias

    Elenco - Bruna Lopes, Diego Cruz, Jayme Tribuzy, Jeanete Guenka, Jonathan Carvalheira, Lara Benevides, Luiz Menezes, Mariana Mesquita, Mirna Nijs e Robson Schmoeller.

    Serviço

    Espetáculo “Pedra Doce - Poética de Cora Coralina”, pela Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

    Datas: 12 de novembro, às 19h;

               13 e 14 de novembro, às 18h

    Local: Teatro Municipal de Niterói

    Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói

    Classificação: livre

    Duração: 40 min

    Presencial: Uma lata de leite em pó que será doada para a Campanha Niterói Solidária

    Ingresso: aquisição pelo site da Sympla

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Estabelecimentos são multados por descarte irregular de lixo em SG

    Próximo artigo
    >

    Presa tentando entrar com cocaína em cadeia de São Gonçalo

    Relacionados em Entretenimento