De novo
Preta Gil é internada no Rio de Janeiro: 'Fase difícil'
Cantora continuará tratamento contra o câncer no exterior

A cantora Preta Gil foi internada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (1) para realizar exames e tomar medicações que exigem acompanhamento hospitalar. A informação foi confirmada pela assessoria da artista nesta quarta (2) à revista "Quem", que garantiu que ela está bem e deve receber alta nos próximos dias.
No início de 2025, Preta também precisou de internação em Salvador, na Bahia, devido a uma infecção urinária. Na época, permaneceu sob monitoramento por uma semana. A cantora segue em tratamento contra um câncer no intestino e revelou recentemente que viajará ao exterior para dar continuidade aos cuidados.
“Estou entrando em uma fase difícil. No Brasil, já fizemos tudo o que podíamos. Agora minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou”, declarou durante participação no programa "Domingão com Huck", no último domingo (30).
Preta destacou que sua intenção é retornar ao Brasil curada e retomar sua rotina.
Quero voltar para cá, curada, e poder retomar tudo o que amo fazer
Diagnóstico de câncer
Diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023, Preta iniciou o tratamento com quimioterapia e radioterapia. Durante esse período, teve complicações, incluindo uma sepse que a levou à UTI em abril daquele ano.
Em agosto de 2023, passou por uma cirurgia e precisou usar uma bolsa de ileostomia temporária. A retirada da bolsa e a reconstrução do trato intestinal aconteceram em novembro do mesmo ano. Em dezembro, anunciou o fim do tratamento e entrou em fase de monitoramento.
Em agosto de 2024, revelou que a doença havia retornado, com metástases em quatro locais do corpo.
“Fui fazer meus exames de rotina quando fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento”, explicou. Em dezembro, viajou para Nova York em busca de uma segunda opinião médica.
“Espero que eu tenha boas notícias e que possa continuar meu tratamento da melhor forma”, afirmou.
Cirurgia de 21 horas
No dia 19 de dezembro, foi submetida a uma cirurgia de 21 horas para retirada dos tumores. O procedimento incluiu a colocação definitiva de uma bolsa de colostomia.
“Estou me acostumando com minha bolsinha. Vou ficar para sempre com ela, e sou muito grata”, declarou após a recuperação. A cantora permaneceu 55 dias internada antes de receber alta.
Em março de 2025, Preta voltou a ser internada por conta de uma infecção urinária e foi levada para a UTI. Depois de alguns dias, recebeu alta e explicou que o problema está relacionado ao uso de uma sonda.
“Enquanto eu estiver com a sonda, terei que tomar esse cuidado. Uma bactéria pode translocar para a corrente sanguínea”, explicou. A cantora também relatou que passou por um transplante no rim e ureter, tornando as infecções urinárias um risco frequente.
Apesar das dificuldades, Preta continua otimista e reforça sua determinação em seguir com o tratamento. “Acredito que ainda tenho um longo caminho pela frente”, declarou.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!