Logo Enfoco


    Encontro com fãs

    Atriz de novela histórica da Globo lança biografia em Maricá

    Léa Garcia estará na cidade nesta terça em tarde de autógrafos

    Publicado 07/08/2023 às 20:32 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Atriz fará tarde autógrafo durante lançamento
    Atriz fará tarde autógrafo durante lançamento |  Foto: Edmilson Saldanha

    A atriz Léa Garcia estará na cidade de Maricá, nesta terça-feira (8), para uma tarde de autógrafos do livro "Entre mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: A Trajetória e o Protagonismo de Léa Garcia", de Julio Claudo da Silva, publicado pela editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento, realizado pela Secretaria de Cultura de Maricá, acontece a partir das 17h30, no Cine Henfil.

    O livro lança um olhar sobre a história de uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, que aos 90 anos, que já contabiliza 70 anos de carreira. A obra analisa as memórias públicas sobre a trajetória profissional da atriz através dos registros acerca das montagens dos espetáculos do Teatro Experimental do Negro e dos trabalhos profissionais nos quais Léa Garcia atuou.

    O recorte cronológico do livro enfoca especialmente o início da atuação de Léa no Teatro Experimental do Negro (TEN), a partir de 1952, sua estreia no teatro profissional em "Orfeu da Conceição" e sua atuação no longa "Orfeu Negro ou Orfeu do Carnaval", de 1959, que rendeu à atriz o segundo lugar na disputa pelo prêmio de "Melhor Atriz" no Festival de Cinema de Cannes.

    Um dos personagens mais marcantes da carreira de Léa foi a escravizada Rosa, na novela "Escrava Isaura" (1976), vendida para mais de 100 países. Léa comenta que ter a própria biografia traz uma sensação gratificante de "reconhecimento", e ressalta ser ainda mais significativo, "pelo fato de eu ser uma atriz preta", declarou.

    O autor Julio Claudio ressalta a relevância da trajetória da artista. "É uma importância não só artística, como também política. Dona Léa sempre foi atuante, é pioneira, abriu caminho. Uma mulher que meteu o pé na porta do sistema para construir sua história. E tudo isso merece ser documentado. O livro é uma homenagem, e também um registro histórico", diz Julio que, além de professor de História da UEA e também autor do livro sobre a atriz Ruth de Souza, lançado em 2015.

    O Cinema Público Municipal Henfil fica na Rua Alferes Gomes, 390, Centro de Maricá, telefone (21) 2634-1165. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Funcionários de mercado denunciam tratamento indigno em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Ex-vereador e irmão são assassinados em ataque no Rio

    Relacionados em Entretenimento