Drama
Ator Felipe Simas revela diagnóstico de doença rara
Artista publicou vídeo nas suas redes sociais
O ator Felipe Simas revelou, na segunda-feira (29), que foi diagnosticado com neurite óptica, uma inflamação do nervo óptico que pode ser o sintoma inicial de uma doença autoimune rara, afetando o sistema nervoso central e podendo comprometer completamente a visão.
Através das redes sociais, ele publicou um vídeo, no qual relatou que descobriu a condição após ter apresentado visão turva e embaçada.
Leia+: Ana Maria Braga revela o real motivo de ter largado o cigarro
Leia+: 'Dia do Trabalhador' terá shows gratuitos em SG; veja as atrações
Leia+: Virgínia choca internautas com detalhes de sua nova mansão
“Hoje, vim compartilhar com vocês um momento que afetou nossas vidas de forma inesperada. Eu, Felipe Simas, fui diagnosticado e enfrentei a neurite óptica, uma condição que pode ser um dos primeiros sinais da doença do espectro da neuromielite óptica (NMOSD) — uma doença autoimune rara que afeta o sistema nervoso central, principalmente o nervo óptico e a medula espinhal”, escreveu o ator na legenda do vídeo.
O que é a neurite óptica?
Neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico que pode indicar neuromielite óptica (NMOSD), uma doença autoimune com diversos estágios.
A NMOSD leva o organismo a produzir anticorpos contra a mielina, uma membrana formada por lipídios e proteínas que envolve os axônios, responsáveis por transmitir informações dos neurônios para o cérebro. A função principal da mielina é acelerar os impulsos nervosos.
Quando ocorre um ataque autoimune, uma inflamação pode retardar ou interromper os impulsos nervosos. Na neurite óptica, esse ataque afeta o nervo óptico, resultando em problemas de visão.
Além de afetar o nervo óptico, a NMOSD também pode comprometer a medula espinhal, diminuindo os impulsos nervosos e causando formigamento nos membros (pernas e braços) e dificuldades motoras.
É importante destacar que essa doença apresenta semelhanças com a esclerose múltipla, outra condição autoimune que afeta o sistema nervoso, mas com manifestações distintas.
Sintomas
O sintoma mais comum da neurite óptica é a visão prejudicada. Geralmente, os danos são reversíveis, mas o tratamento com corticoides pode levar cerca de três meses. No entanto, há casos de danos irreversíveis, portanto, é fundamental procurar um oftalmologista ou neurologista ao surgirem os primeiros sinais, como visão borrada, turva ou dor nos olhos.
O tratamento pode envolver medicamentos que reduzem o ataque à mielina. Além disso, a doença é mais comum na fase adulta, a partir dos 20 anos, e em mulheres, que têm maior predisposição para doenças autoimunes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!