Não pode
Apresentadores recebem 'alerta' da Globo sobre trabalhos 'por fora'
Advertência surgiu após demissão da repórter Lívia Torres
Os apresentadores Silvana Ramiro e Flávio Fachel, do telejornal ''Bom Dia Rio'', foram advertidos sobre os trabalhos que continuam fazendo por fora da TV Globo. A informação é do site "Notícias da TV", do portal Uol. Ambos fazem media training, ou seja, treinam empresas para lidar com repórteres e isso não tem agradado os chefes do Jornalismo da emissora. Vale lembrar que a repórter Lívia Torres foi demitida por um episódio parecido neste mês.
LEIA+: Repórter da Globo é demitida por participar de evento da CBF
LEIA+: 'Fui de peito aberto', desabafa repórter após demissão da Globo
Segundo o site, Fachel e Silvana foram acionados para conversar, individualmente, com os diretores do Jornalismo.
Antes do ''alerta'' de seus chefes, Silvana informava em seu perfil no LinkedIn que era "Apresentadora de TV | Treinamentos em Comunicação | Media Training | Gerenciamento de Crise | Mentoria Executiva | Mestre de Cerimônias | Mediações e Palestras". Depois do ''chamado'' que recebeu, ela passou a se identificar na rede social apenas como "Apresentadora | Carioca | Madrugadora".
As conversas ocorreram depois que a emissora fez um levantamento com os trabalhos ''por fora'' feito pelos funcionários. Silvana, inclusive, prestou serviço para hospitais da Rede D'Or, por exemplo.
A ideia é que antes de aceitarem os serviços externos, os funcionários de jornalismo da emissora consultem a emissora. Outros profissionais da empresa também teriam recebido o mesmo ''alerta''. A TV Globo ainda não se pronunciou sobre o caso.
Caso Lívia Torres
A repórter Lívia Torres foi desligada da Globo em meados do mês de julho supostamente devido à sua participação no sorteio dos mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil, em evento promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Segundo informações da coluna "Splash", do Uol, a emissora não permite que seus jornalistas participem de eventos externos remunerados. Entretanto, devido a uma "redução de salários" que a Globo efetuou nos últimos anos, alguns repórteres e apresentadores têm realizado trabalhos fora da empresa.
A jornalista não confirmou, no entanto, em suas redes sociais, o motivo da emissora, onde trabalhou por 14 anos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!