Colunas
Mandíbula
O queridinho nos restaurantes neste inverno já tem nome e veio pra ficar: é o Rámen. Uma massa oriental imersa num caldo quente e de sabor inigualável, servida com diversos ingredientes.
Este prato acolhedor e extremamente saboroso é original da China mas alcançou a fama mesmo no Japão, onde é chamado de Lámen - pois os japoneses não pronunciam o "L". As primeiras referências do Lámen no Japão datam de 1600, porém naquela época era uma iguaria restrita a poucos. Por volta de 1910 o Lámen começou a se popularizar nos restaurantes de Tóquio.
Como uma boa macarronada italiana ou uma bela feijoada, este prato é daqueles que nos traz conforto e acolhe a alma.
A preparação começa com o personagem principal desta delícia: o caldo. Uma explosão de sabores preparada com muitos ingredientes como cogumelos, algas marinhas, porco e legumes. O cozimento deste caldo é longo e para ganhar sabor deve ficar apurando no fogo durante 12 horas. O protagonista do segundo capítulo desta história é a massa. Feita com farinha e ovos, a massa deve ser cozida com água e sal. Por fim, a linda montagem (como você vê na foto). A massa no centro do prato fundo é regada e imersa com o caldo quente e finalizada com fatias de barriga de porco, pernil de porco desfiado, ovos moles, nori (algas) e cebolinha. Esta mistura de sabores é uma experiência fascinante!
Não é de hoje que o Lámen vem conquistando o ocidente. Esta tsunami japonesa invadiu os Estados Unidos há pouco mais de uma década, quando alguns chefs resolveram apostar no prato. David Chang, o chef coreano queridinho de Nova Iorque abriu o Momofuku Noodle Bar em 2004 e os nova-iorquinos caíram de joelhos diante os seus Lámens preparados a perfeição. Em pouco tempo o Momofuku ganhou as capas de revistas e filas intermináveis na porta.
Aqui no Brasil a porta de entrada, como de praxe, foi São Paulo. O Jojo Rámen já é um sucesso, assim como o Tan Tan Noodle Bar. No Rio de Janeiro os mais famosos Lámens da cidade são encontrados no Azumi e no Mee, ambos em Copacabana e no Pabu Izakaya, no Leblon. Mas a onda já é tão grande que a maioria dos restaurantes japoneses já apostam no prato. E já é possível encontrar Lámen até nos food trucks em eventos de gastronomia.
Esperamos que em breve, esta onda deliciosa chegue aqui deste lado da Baía de Guanabara.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!