Estratégia
Procurar trabalho dá trabalho: veja as dicas para você se dar bem!
Karinne Pierre traz dicas para conseguir o novo emprego
Não consigo arrumar emprego, o que fazer"
São vários os sentimentos que norteiam essa fase da vida e que podem impactar nos seus resultados na busca pela recolocação no mercado de trabalho.
Dependendo do período em que trabalhou na última empresa e os motivos pelo qual foi desligado e como foi esse momento do desligamento, essa situação pode ainda vir impregnada de dor, desvalorização, inconformação, surpresa, dentre outros.
Além de todos esses sentimentos que um processo de demissão causa e que podem influenciar no momento de procurar emprego, também tem a emoção da rejeição, culpa e raiva, que afetam o processo de recolocação do trabalhador.
Incertezas
O estado mental pode atrapalhar, seja para fazer um currículo mais estratégico, buscar vagas que fazem mais sentido e fazer entrevistas, até a busca por emprego, num momento cheio de incertezas e que acabam trazendo muitos desgastes emocionais.
Sabemos que num primeiro momento após essa ruptura, os desempregados costumam dar aquele tempo para si, de resolver pendências que não eram possíveis, devido ao compromisso com o trabalho, mas existem alguns passos que auxiliam e tornam esse baque mais leve, que ajudam a administrar essa fase. São eles:
- Estabelecer uma rotina;
- Traçar uma estratégia;
- Fortalecer o networking;
- Aprender a lidar com esses sentimentos;
- Cuidar de si;
Estratégia
Encontrar uma nova colocação numa empresa, é apenas uma questão de planejamento e disciplina. Entenda como isso pode e deve ser feito:
Dedique um tempo todos os dias para procurar trabalho, 2,3,4 horas... Você quem vai definir. Explique a sua família que nesse momento você precisa de concentração e foco, para não sair panfletando currículo em oportunidades que não te atendem e gerar mais frustração.
Revise seu currículo, ele deve estar alinhado especificamente para cada oportunidade. Não existe currículo único, para cada oportunidade uma estratégia e o currículo precisa de ajuste e atenção para atrair o recrutador, trazendo um “match” das suas experiências para com os requisitos de cada vaga.
Faça uma planilha ou controle das vagas as quais se candidatou com o cargo, salário, data de candidatura, empresa contratante e canal, email ou contato que se candidatou. Isso te traz uma percepção de organização das ideias e propósito ao longo desse período, caso precise mudar de estratégia, dependendo do mercado de trabalho e das expectativas de alcance e retorno da oportunidade candidatada.
Utilize o Linkedin, que é uma ferramenta poderosa para atrair visibilidade no mercado de trabalho. Maior plataforma mundial para quem procura emprego. Lá você encontra-se na vitrine do mercado de trabalho.
Faça networking. Participe de eventos do seu segmento, ainda que seja on-line, rodas de conversas, grupo no Facebook, Linkedin e WhatsApp de vagas de emprego.
Quem não é visto, não é lembrado e quem não é lembrado não é contratado.
Pesquise as empresas que estão contratando e gostaria de se recolocar. Não fique a mercê das oportunidades de vagas apenas divulgadas. Entre nos sites dessas empresas e deixe seu currículo, muitas tem o canal Trabalhe Conosco.
Reserve um tempo para você! Entenda seu momento, como você está, utiliza do autoconhecimento para potencializar seus pontos fortes e trabalhar suas crenças limitantes. Curta sua família, faça exercício físico, assista um filme, descanse também!
Busque um momento para consumir algo novo na sua profissão. Aquele curso que queria fazer e não tinha tempo, a tão sonhada especialização, aquele evento, workshop ou congresso que sempre quis ir. Isso demonstra movimento e proatividade na busca pelo conhecimento e atualização na área. Tem muito conteúdo gratuito bacana e com certificado. Não se autossabote, dizendo para o recrutador que não realizou porque não teve disponibilidade financeira. A internet está cheia de cursos bons e gratuitos.
Foco
Com a vida planejada e organizada, a tendência é que te traga uma sensação de dever cumprido e a redução da sensação de stress e ansiedade, e consequentemente, a tão sonhada recolocação.
É necessário olhar para estes fatores, e compreender que o foco deve ser o que você pode controlar. Entendendo, que nessa caminhada cada profissional corre sua própria maratona, no seu tempo.
Lembre-se de que encontrar um novo emprego pode levar tempo e não é uma medida definitiva do seu valor ou capacidade. Mantenha uma atitude positiva e continue buscando oportunidades, e eventualmente você encontrará um novo trabalho que seja adequado para você.
Caso precise de ajuda nesse momento, sou Mentora de Carreira, especialista em Recolocação e transição de carreira.
Clique aqui e entre em contato pelos nossos canais!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!